quinta-feira, 16 de junho de 2022

Convivência familiar

Elaborado por: Eduarda Bittencourt Becker 

UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades

ANO: 3º

OBJETO DO CONHECIMENTO: Espaços e territórios religiosos

HABILIDADES: EF02ER01RS-02) Valorizar a família, percebendo as diferentes

formas de constituição e pertencimento.

ATIVIDADES / PROCEDIMENTOS

OBSERVAR:

Pedir para que os alunos tragam fotos da família de um momento feliz e explicar

para turma quem está com eles naquele momento. Sempre apresentar que

nenhuma família é igual, mostrando que há uma diversidade entre as famílias.

REFLETIR:

Fábula da convivência

Há milhões de anos, durante uma era glacial, quando parte de nosso planeta esteve

coberto por grandes camadas de gelo, muitos animais, não resistiram ao frio intenso

e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições.

Foi então que uma grande quantidade de porcos-espinhos, numa tentativa de se

proteger e sobreviver, começaram a se unir, juntar-se mais e mais.

Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos,

agasalhavam uns aos outros, aqueciam-se mutuamente, enfrentando por mais

tempo aquele frio rigoroso.

Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros

mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital,

questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos.

Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus

semelhantes. Doíam muito...

Mas essa não foi a melhor solução! Afastados, separados, logo começaram a morrer

de frio, congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco,

com jeito, com cuidado, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa

distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar

danos e dores uns nos outros.

Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.

PERGUNTAS QUE SERÃO TRABALHADAS

● O que os animais da fábula fizeram para sobreviver ao frio rigoroso?

● O que acontece quando os animais se separam de novo?

● Como podemos ter uma boa convivência em casa?

● O que vocês fazem quando acontece alguma discussão em casa?

INFORMAR:

Utilizando garrafas pet, jornal, tecido, folhas coloridas, tinta, etc os alunos irão confeccionar sua família dando ênfase em

cada característica que os compõem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...