Tábata Schmidt
- CÓDIGO (REFERENCIAL CURRICULAR DE SAPIRANGA)
(EF04ER07) Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas.
(EF04ER05) Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pinturas, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
ENSINO RELIGIOSO
ATIVIDADE 1: O simbolismo da água.
- DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
OBSERVAR: Nesse momento a professora entregará um pequeno texto explicativo sobre o simbolismo da água em cada tradição religiosa. A professora pedirá para os alunos lerem silenciosamente e com atenção, após a mesma pedirá para alguns alunos lerem em voz alta.
REFLETIR: Logo após abrirá um momento de conversação com a turma, questionando:
-Você já conhecia alguma dessas tradições?
-Você é de alguma dessas religiões, se sim, já seguiu ou recebeu uma das tradições?
-Qual dessas tradições você se interessou ou achou diferente?
Após a conversa a professora irá passar slides sobre as diferentes deusas e santas, suas características, histórias entre outros.
INFORMAR: Após a explicação os alunos irão copiar e responder as seguintes questões no caderno de Ensino Religioso sobre o assunto retratado em aula.
ATIVIDADE: Relacione a coluna 1 com a coluna 2, referente ao texto acima:
COLUNA 1:
Cristianismo
Islamismo
Religião Afro
Religião Indígena
Espiritismo
COLUNA 2:
(4) É considerado um espírito, que concede vida a todos os seres que rodeiam.
(1) Usado para o batismo.
(5) Utilizado no estudo (culto) do evangelho no lar tem por objetivo a fluidificação da água.
(2) Todas as mesquitas possuem uma fonte.
(3) Deve ser oferecido a todos os Orixás.
- RECURSOS
Materiais de uso comum;
Folha;
Caderno Ensino Religioso.
- AGRUPAMENTOS: A atividade será realizada individualmente.
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