Nome: Bruna Letícia Formenton
Turma: NO 322
PLANO DE AULA DE ENSINO RELIGIOSOS - Município de Sapiranga
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso
UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Ideia(s) de divindade(s).
HABILIDADES: (EF04ER07) Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas.
1º OBSERVAR: A professora colocará no quadro um gráfico sobre as religiões presentes no município de Sapiranga, e perguntará aos alunos:
Quais destas religiões vocês conhecem alguma coisa sobre? (pedirá para que os alunos os citem)
Vocês frequentam alguma destas religiões?
Segue o gráfico abaixo:
2º REFLETIR: A professora falará características de todas as religiões citadas
anteriormente e explicará sobre o que a religião acredita e tem fé, com base na seguinte pesquisa:
Igreja Católica Apostólica Romana: O Catolicismo é uma vertente do Cristianismo, que acredita que Jesus é o Salvador do mundo. Os católicos pregam a salvação dos pecados a partir da crença em Jesus, encarnação de Deus feito homem.
Igreja Evangélica de Missão: A missão da igreja é o motivo pelo qual ela existe e pelo que se move, de forma a servir como base para a construção de seus sonhos, objetivos e indicadores.
Igreja de origem Pentecostal: O termo pentecostal tem origem na palavra Pentecostes, que é uma festa cristã que ocorre 50 dias depois da Páscoa, As igrejas pentecostais são muitas vezes conhecidas como igrejas carismáticas, porque revelam manifestações do Espírito Santo.
Evangélica não determinada: Os evangélicos não determinados englobam tipos diferentes. Entram na conta os que se dizem apenas evangélicos, sem especificar a igreja ou a corrente, os que frequentam cultos diferentes e os que fazem parte de pequenas igrejas não pentecostais.
Espírita: É uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico, cuja principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.
Umbanda: A Umbanda é uma religião monoteísta e afro-brasileira, baseia-se em três 3 conceitos fundamentais: Luz, Caridade e Amor.
Candomblé: O Candomblé é uma religião de matriz africana que cultua os orixás, os rituais candomblecistas são realizados em casas que recebem o nome de terreiros, nos quais os sacerdotes e adeptos encenam uma convivência com forças da natureza e ancestrais.
Em seguida, a professora associará a história ouvida anteriormente, durante a hora do conto, sobre a Revolta dos Muckers com a diversidade religiosa, destacando a intolerância religiosa narrada durante a história. Neste momento, a professora perguntará “Vocês já escutaram alguém cometendo intolerância religiosa?”, e dará ênfase em que todas as religiões são válidas e importantes e que todos devem respeitá-la, por mais distinta que sua crença pessoal seja.
3º INFORMAR: Como forma de finalizar a aula, a professora, juntamente com os alunos, elaborará um gráfico sobre as religiões presentes na sala de aula e pedirá que os alunos relatem algo sobre a sua crença religiosa pessoal.
RECURSOS: Gráfico das religiões presentes em Sapiranga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário