Nome: Amanda Sander
Turma: NO 312
COMPONENTE CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO
UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Narrativas religiosas
Ancestralidade e tradição oral
HABILIDADES:
(EF05ER01RS-01) Conhecer e respeitar as manifestações e/ou acontecimentos sagrados
através do resgate de memórias de Tradições Religiosas presentes em sua comunidade.
(EF05ER05RS-02) Resgatar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades
indígenas, afro-brasileiras, ciganas, comparando com as demais.
1o OBSERVAR: A professora levará personagens feitos de folha colorida e colados em um
palito de picolé para explicar sobre como começou a religião aqui no Rio Grande do sul, ela
fará a seguinte explicação:
Quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses, o lugar que hoje é o Rio Grande
do Sul era habitado por vários grupos indígenas, como os charruas, os minuanos e os
guaranis. No início as terras não chamaram muita atenção, pois não tinham muitos metais
preciosos e era muito frio, o que dificultava a plantação da cana-de-açúcar. Então em 1626
alguns padres chegaram na região, dando início ao processo de catequizar os indígenas, ou
seja, ensinar a sua religião a eles, no caso, a católica e esse processo ficou conhecido
como As Missões.
2o REFLETIR: Após a história a professora realizará uma conversa com a turma, fazendo
as seguintes perguntas:
- Vocês são de alguma religião, se sim, qual?
- Se você e sua família não frequentam uma igreja ou um lugar religioso, no que
acreditam?
- Vocês frequentam diariamente a igreja de vocês?
- Vocês praticam outros costumes religiosos, sem ser ir à igreja, como por exemplo,
ler um Livro Sagrado, realizar orações antes de comer, dormir ou acordar, participar
de comemorações, como Páscoa e Natal, ou não participar, como de aniversários?
- Vocês acham importante termos e seguirmos uma religião e ter algo em que
acreditar? Por quê?
- Vocês acham que foi importante os padres terem catequizado e ensinado a sua
religião para os povos indígenas? Por quê?
- Se os padres não tivessem catequizado os povos indígenas, você acha que hoje as
religiões seriam diferentes?
- Vocês sabem citar outras religiões que existem aqui no Rio Grande do Sul que não
foram ditas pelos colegas?
3o INFORMAR: Após a conversação a professora levará um cartaz mostrando todas as
religiões do Rio Grande do Sul, e quanto porcento da população segue cada uma. Em
seguida, a mesma dividirá a turma em quatro grupos, cada grupo ficará com uma religião
escolhida pela professora e farão uma breve pesquisa sobre a mesma, sendo necessário
responder às seguintes perguntas:
- Qual o nome da religião;
- Quantas pessoas no Rio Grande do Sul a seguem,
- No que essa religião acredita;
- Faça um breve resumo de no máximo 10 linhas falando sobre a mesma.
Ao retornar para a sala a professora juntamente com os alunos conversarão sobre
os dados pesquisados, e criarão uma paródia da música gaúcha “É disso que o Velho
Gosta”, falando sucintamente sobre as religiões pesquisadas, ao finalizar, cantarão a
paródia, com apenas o instrumental da música sendo tocado como base em uma caixinha
de som.
RECURSOS:
- Personagens (padres e indígenas) de folha colorida;
- Cartaz mostrando a porcentagem de pessoas praticantes
das principais religiões do Rio Grande do Sul;
- Caixinha de som.
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