terça-feira, 19 de setembro de 2023

Diversidade religiosa 5

 Nome: Amanda Sander

Turma: NO 312

COMPONENTE CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO

UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Narrativas religiosas

Ancestralidade e tradição oral

HABILIDADES:

(EF05ER01RS-01) Conhecer e respeitar as manifestações e/ou acontecimentos sagrados

através do resgate de memórias de Tradições Religiosas presentes em sua comunidade.

(EF05ER05RS-02) Resgatar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades

indígenas, afro-brasileiras, ciganas, comparando com as demais.

1o OBSERVAR: A professora levará personagens feitos de folha colorida e colados em um

palito de picolé para explicar sobre como começou a religião aqui no Rio Grande do sul, ela

fará a seguinte explicação:

Quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses, o lugar que hoje é o Rio Grande

do Sul era habitado por vários grupos indígenas, como os charruas, os minuanos e os

guaranis. No início as terras não chamaram muita atenção, pois não tinham muitos metais

preciosos e era muito frio, o que dificultava a plantação da cana-de-açúcar. Então em 1626

alguns padres chegaram na região, dando início ao processo de catequizar os indígenas, ou

seja, ensinar a sua religião a eles, no caso, a católica e esse processo ficou conhecido

como As Missões.

2o REFLETIR: Após a história a professora realizará uma conversa com a turma, fazendo

as seguintes perguntas:

- Vocês são de alguma religião, se sim, qual?

- Se você e sua família não frequentam uma igreja ou um lugar religioso, no que

acreditam?

- Vocês frequentam diariamente a igreja de vocês?

- Vocês praticam outros costumes religiosos, sem ser ir à igreja, como por exemplo,

ler um Livro Sagrado, realizar orações antes de comer, dormir ou acordar, participar

de comemorações, como Páscoa e Natal, ou não participar, como de aniversários?

- Vocês acham importante termos e seguirmos uma religião e ter algo em que

acreditar? Por quê?

- Vocês acham que foi importante os padres terem catequizado e ensinado a sua

religião para os povos indígenas? Por quê?

- Se os padres não tivessem catequizado os povos indígenas, você acha que hoje as

religiões seriam diferentes?

- Vocês sabem citar outras religiões que existem aqui no Rio Grande do Sul que não

foram ditas pelos colegas?

3o INFORMAR: Após a conversação a professora levará um cartaz mostrando todas as

religiões do Rio Grande do Sul, e quanto porcento da população segue cada uma. Em

seguida, a mesma dividirá a turma em quatro grupos, cada grupo ficará com uma religião

escolhida pela professora e farão uma breve pesquisa sobre a mesma, sendo necessário

responder às seguintes perguntas:

- Qual o nome da religião;

- Quantas pessoas no Rio Grande do Sul a seguem,

- No que essa religião acredita;

- Faça um breve resumo de no máximo 10 linhas falando sobre a mesma.

Ao retornar para a sala a professora juntamente com os alunos conversarão sobre

os dados pesquisados, e criarão uma paródia da música gaúcha “É disso que o Velho

Gosta”, falando sucintamente sobre as religiões pesquisadas, ao finalizar, cantarão a

paródia, com apenas o instrumental da música sendo tocado como base em uma caixinha

de som.



RECURSOS:

- Personagens (padres e indígenas) de folha colorida;

- Cartaz mostrando a porcentagem de pessoas praticantes

das principais religiões do Rio Grande do Sul;

- Caixinha de som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...