terça-feira, 19 de setembro de 2023

O Bom Samaritano

Aluna Rafaela Silveira 

COMPONENTE CURRICULAR:

Ensino Religioso

UNIDADE TEMÁTICA:

Identidades e alteridades

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

O eu, a família e o ambiente de convivência

HABILIDADES:

(EF02ER01RS-02) Valorizar a família,

percebendo as diferentes formas de constituição e pertencimento.

1o OBSERVAR:

A professora iniciará a aula perguntando aos alunos sobre os valores religiosos que

conhecem, como amor, respeito, tolerância, entre outros. Em seguida, vai questioná-los

sobre a importância desses valores na convivência em família e na escola.


2o REFLETIR:

Após isso a professora apresentará aos alunos uma parábola religiosa que enfatiza os

valores de amor e respeito na convivência social, como a história do bom samaritano.

Parábola:

Jesus respondeu com uma história: "Certo homem descia de Jerusalém a Jericó, quando foi

atacado por bandidos. Eles lhe tiraram as roupas, o espancaram e o deixaram quase morto

à beira da estrada.

"Por acaso, descia por ali um sacerdote. Quando viu o homem caído, atravessou para o

outro lado da estrada.

Um levita fazia o mesmo caminho e viu o homem caído, mas também atravessou e passou

longe.

"Então veio um samaritano e, ao ver o homem, teve compaixão dele.

Foi até ele, tratou de seus ferimentos com óleo e vinho e os enfaixou. Depois, colocou o

homem em seu jumento e o levou a uma hospedaria, onde cuidou dele.

No dia seguinte, deu duas moedas de prata ao dono da hospedaria e disse: ‘Cuide deste

homem. Se você precisar gastar a mais com ele, eu lhe pagarei a diferença quando voltar’.

"Qual desses três você diria que foi o próximo do homem atacado pelos bandidos?",

perguntou Jesus.

O especialista da lei respondeu: "Aquele que teve misericórdia dele". Então Jesus disse:

"Vá e faça o mesmo".

- Lucas 10:30-37

3o INFORMAR:

Em seguida, a professora chamará a turma para fazer uma roda de conversa para

compartilhar suas reflexões sobre a parábola, incentivando a expressão oral e o respeito às

diferentes opiniões.


Por fim, ela irá propor uma atividade de produção de texto individual, em que os alunos

deverão escrever sobre uma situação em que colocaram em prática os valores de amor e

respeito na convivência social e deverão fazer esse registro no caderno.


RECURSOS:

- Parábolas

- Produção textual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...