domingo, 31 de março de 2024

Religiões ao meu redor

Estagiária Larissa Martins
 Ano: 4⁰

UNIDADE TEMÁTICA: : Crenças religiosas e filosofias de vida.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Ideia(s) de divindade(s).

HABILIDADES: (EF04ER07) Reconhecer e respeitar as diferentes ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas.


ATIVIDADE: Quais as religiões ao meu redor? 

Observar: Para iniciar, a professora dará uma retomada sobre a história dos Mucker com o auxílio do livro “As tri curiosas”, da autora Angela Cristina Schumacher (em anexo no final)

e então fará as seguintes perguntas:

  • Vocês sabem o que é religião?

  • Vocês sabem quais as religiões mais presentes na nossa cidade?

Após as perguntas iniciais, a professora mostrará uma lata aos alunos e irá questioná–los sobre o que podem naquela lata.


Refletir: Após as respostas, a professora irá retirando algumas imagens (das religiões mais populares da cidade) da lata e conforme for mostrando, explicará de qual religião se refere.

Evangélica

Centro espírita

Católica

 


Candomblé

 

Umbanda

 

 

Judaísmo




Depois da explicação das religiões, a professora deixará aberto para quem se sentir à vontade para falar da sua, e salientará a importância de respeitar e valorizar todas as religiões.


Informar: Após a reflexão e explicação sobre as religiões, a professora entregará uma peça de um quebra-cabeça para cada aluno e pedirá para que eles escrevam o nome da sua religião e faça um desenho da sua igreja ou o local que realiza sua prática religiosa. Assim que os alunos terminarem, a professora montará um cartaz no papel pardo com o quebra-cabeça encaixado e representando a diversidade religiosa.
















Dia da água

Estagiária: Natália Oliveira OBJETO DE CONHECIMENTO: Imanência e transcendência. HABILIDADES: (EF01ER04) Valorizar a diversidade de formas de vida. ATIVIDADE: Somos protetores da água. A “Pulseira da Proteção”. OBSERVAR: Para iniciar a aula a professora contará uma poesia aos alunos, esta poesia é uma adaptação da música de Cristina Mel - A água, a professora usará imagem em forma de gotas d’água que estarão coladas em palitos de churrasco para a contação.
REFLETIR: Após a contação a professora irá conversar com os alunos sobre a importância da água na nossa vida, irá comentar sobre o dia mundial da água, 22 de Março. Explicará que nesta semana vamos aprender sobre a água, seus benefícios, no que usamos, sobre o desperdício e a poluição. Este momento será de reflexão, então a professora irá instigar os alunos a dar suas opiniões e os seus conhecimentos sobre o assunto. A professora dirá que nós somos os protetores da água, para assim introduzir para a atividade que será realizada com os alunos. INFORMAR: Para a atividade os alunos farão primeiro um “móbile” da gotinha feliz e a gotinha triste. Os alunos receberão duas gotinhas, uma com uma carinha feliz e outra com uma triste, esta gotinha estará colada em um papel mais durinho, os alunos receberão após vários desenhos para colorir, entre eles teremos ações boas e ruins que fazemos com a água, os alunos irão pintar os desenhos e após irão fazer a dinâmica de colocar este desenhos na gotinha certa usando prendedores que serão levados pela professora. Poderão fazer isto com sua dupla de classe. Depois os alunos receberão uma pulseira para usarem, nela terá o selo de protetor da água. Os alunos deverão ter o dever de usá-la durante a semana.

terça-feira, 19 de março de 2024

Sawabona Shikoba

PROFESSORA ESTAGIÁRIA: Tayná Luiza Petzhold Grings ANO: 5º TURMA: 511 PLANO DE AULA/ENSINO FUNDAMENTAL 5º ANO COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida 
 OBJETOS DE CONHECIMENTO: Narrativas religiosas; Ancestralidade e tradição oral HABILIDADES: (EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.
 (EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
 ATIVIDADE: Sawabona Shikoba 
 OBSERVAR: A professora apresentará o seguinte vídeo, com o tema institucional da escola:
 https://youtu.be/_r1YnSubKT8?si=u506bC3s1jBgDccM 


 REFLETIR: Após a visualização do vídeo, a professora promoverá uma conversação sobre o tema abordado, fazendo perguntas como “O que acontecia quando alguém fazia algo de errado?”, “Por que eles faziam isso?” e “O que quer dizer ‘Sawabona Shikoba?”. Quando finalizar a conversa, a professora pedirá que os alunos anotem em seus caderno o seguinte significado das palavras: Sawabona: “Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante para mim.” Shikoba: “Eu existo para você.” A prática conhecida como “Sawabona Shikoba” destaca a crença fundamental de que todo ser humano é intrinsecamente bom, desejando apenas segurança, amor, paz e felicidade. Quando alguém da comunidade comete um erro, todos se reúnem para lembrar essa pessoa das suas virtudes, destacando as coisas boas que ela já fez. 
 INFORMAR: Assim que finalizarem a cópia em seus cadernos, a professora irá propor que cada aluno sorteie o nome de um colega, que estarão escritos em pedaços de papel dobrados, e escreve uma lista lembrando as coisas boas dele. Com as listas prontas, cada um irá entregá-la para o colega homenageado.

"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...