terça-feira, 19 de março de 2024

Sawabona Shikoba

PROFESSORA ESTAGIÁRIA: Tayná Luiza Petzhold Grings ANO: 5º TURMA: 511 PLANO DE AULA/ENSINO FUNDAMENTAL 5º ANO COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida 
 OBJETOS DE CONHECIMENTO: Narrativas religiosas; Ancestralidade e tradição oral HABILIDADES: (EF05ER01) Identificar e respeitar acontecimentos sagrados de diferentes culturas e tradições religiosas como recurso para preservar a memória.
 (EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
 ATIVIDADE: Sawabona Shikoba 
 OBSERVAR: A professora apresentará o seguinte vídeo, com o tema institucional da escola:
 https://youtu.be/_r1YnSubKT8?si=u506bC3s1jBgDccM 


 REFLETIR: Após a visualização do vídeo, a professora promoverá uma conversação sobre o tema abordado, fazendo perguntas como “O que acontecia quando alguém fazia algo de errado?”, “Por que eles faziam isso?” e “O que quer dizer ‘Sawabona Shikoba?”. Quando finalizar a conversa, a professora pedirá que os alunos anotem em seus caderno o seguinte significado das palavras: Sawabona: “Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante para mim.” Shikoba: “Eu existo para você.” A prática conhecida como “Sawabona Shikoba” destaca a crença fundamental de que todo ser humano é intrinsecamente bom, desejando apenas segurança, amor, paz e felicidade. Quando alguém da comunidade comete um erro, todos se reúnem para lembrar essa pessoa das suas virtudes, destacando as coisas boas que ela já fez. 
 INFORMAR: Assim que finalizarem a cópia em seus cadernos, a professora irá propor que cada aluno sorteie o nome de um colega, que estarão escritos em pedaços de papel dobrados, e escreve uma lista lembrando as coisas boas dele. Com as listas prontas, cada um irá entregá-la para o colega homenageado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...