terça-feira, 7 de maio de 2024

E a chuva

 Estagiária Larissa Martins

COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso.

UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações religiosas.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Sentimentos, lembranças, memórias e saberes.

HABILIDADES: (EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

(EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.


ATIVIDADE: E a chuva...

Observar: A professora trará uma nuvem cheia de pingos de chuva e perguntará aos alunos o porquê será que está trazendo aquilo para dentro da sala de aula. Após, irá contar aos alunos a história “ E a chuva…”, através de impressões das páginas do livro digital.


PDF do livro:



Refletir: Assim que a história for contada a professora fará os seguintes questionamentos: 


  • Vocês viram o que está acontecendo com nosso Estado?

  • Alguém aqui passou por uma situação difícil, entrando água em sua casa ou dificultando a passagem nas ruas do seu bairro?

  • Algum familiar de vocês teve sua casa atingida?

  • Qual o sentimento de você em relação a tudo o que vem acontecendo?


Após os questionamentos, a professora irá propor uma brincadeira aos alunos. A professora dividirá a turma em dois grupos e disponibilizará uma lata decorada e dentro dela haverá alguns cards com sentimentos representados. 


  • Para a 1ª rodada, um aluno por vez (do seu respectivo grupo) deverá vir à frente da sala e sortear um card de emoção. Este aluno terá a missão de imitar através de mímicas a emoção representada e o seu grupo deverá acertar, se errar passa a vez para o grupo adversário. A brincadeira seguirá até todos os cards serem sorteados.


  •  Para a 2ª rodada, um aluno por vez deverá sortear um card e descrever uma situação em que aquela emoção poderia aparecer, por exemplo, A RAIVA “ meu brinquedo que eu tinha ganhado hoje caiu no chão e quebrou, e eu fiquei com muita…”, seu grupo terá a missão de acertar, se errar passa a vez para o grupo adversário. E assim seguirá até todos os cards serem sorteados.



Informar: Para finalizar, a professora entregará corações de folha colorida para cada aluno, eles terão a missão de se colocar no lugar do outro e escrever (dentro) mensagens de carinho e afeto, para que as pessoas desabrigadas ou que estão em situação de vulnerabilidade, possam ler e se sentir mais amadas e lembradas (a professora irá entregar estas cartinhas às pessoas desabrigadas). 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...