Estagiária Larissa Martins
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso.
UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações religiosas.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Sentimentos, lembranças, memórias e saberes.
HABILIDADES: (EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.
(EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.
ATIVIDADE: E a chuva...
Observar: A professora trará uma nuvem cheia de pingos de chuva e perguntará aos alunos o porquê será que está trazendo aquilo para dentro da sala de aula. Após, irá contar aos alunos a história “ E a chuva…”, através de impressões das páginas do livro digital.
PDF do livro:
Refletir: Assim que a história for contada a professora fará os seguintes questionamentos:
Vocês viram o que está acontecendo com nosso Estado?
Alguém aqui passou por uma situação difícil, entrando água em sua casa ou dificultando a passagem nas ruas do seu bairro?
Algum familiar de vocês teve sua casa atingida?
Qual o sentimento de você em relação a tudo o que vem acontecendo?
Após os questionamentos, a professora irá propor uma brincadeira aos alunos. A professora dividirá a turma em dois grupos e disponibilizará uma lata decorada e dentro dela haverá alguns cards com sentimentos representados.
Para a 1ª rodada, um aluno por vez (do seu respectivo grupo) deverá vir à frente da sala e sortear um card de emoção. Este aluno terá a missão de imitar através de mímicas a emoção representada e o seu grupo deverá acertar, se errar passa a vez para o grupo adversário. A brincadeira seguirá até todos os cards serem sorteados.
Para a 2ª rodada, um aluno por vez deverá sortear um card e descrever uma situação em que aquela emoção poderia aparecer, por exemplo, A RAIVA “ meu brinquedo que eu tinha ganhado hoje caiu no chão e quebrou, e eu fiquei com muita…”, seu grupo terá a missão de acertar, se errar passa a vez para o grupo adversário. E assim seguirá até todos os cards serem sorteados.
Informar: Para finalizar, a professora entregará corações de folha colorida para cada aluno, eles terão a missão de se colocar no lugar do outro e escrever (dentro) mensagens de carinho e afeto, para que as pessoas desabrigadas ou que estão em situação de vulnerabilidade, possam ler e se sentir mais amadas e lembradas (a professora irá entregar estas cartinhas às pessoas desabrigadas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário