segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Carimbo da diversidade religiosa

 Aluna Ana Julya

COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso

UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações religiosas

OBJETO DO CONHECIMENTO: Ritos religiosos

HABILIDADE: (EF04ER04CB-04) Identificar as expressões religiosas de cada um, valorizando a crença de todos.


OBSERVAR: A professora iniciará a aula com um mapa do Brasil colado no quadro, e com imagens de várias religiões presentes no país ao redor dele, religiões como: Catolicismo, Cristianismo, Candomblé, Umbanda, Islamismo, Judaísmo, Budismo, Espiritismo, entre outras. Ela dirá: “Vocês sabiam que o Brasil é um dos países com mais diversidade religiosa no mundo? Aqui, convivem muitos povos que têm crenças diferentes. Isso acontece por causa da nossa história, dos povos indígenas, dos africanos que vieram como escravos, dos europeus, dos asiáticos… Todos trouxeram suas formas de fé e cultura.”. Ela então apontará no mapa os estados com maior presença de certas religiões e falará: “O Brasil é como um grande mosaico, onde cada pedacinho tem uma cor, uma crença, uma festa diferente. É isso que faz o nosso país tão especial.”. E perguntará à turma: “Quem aqui conhece alguém que segue uma religião diferente da sua? Vocês já participaram de alguma festa religiosa diferente?”.


REFLETIR: A professora dirá: “Vou ler para vocês um trecho do Livro “O mundo não é igual em nenhum lugar”, do autor Allan Pevirguladez, que fala sobre o nosso mundo e a diversidade que existe nele.”. E lerá a seguinte frase:


 “O mundo não é igual em nenhum lugar. Pessoas diferentes você vai encontrar. Cada um com a sua crença, cultura, identidade. A isso nós chamamos de diversidade…” - Allan Pevirguladez


A professora continuará sua fala dizendo: “Isso quer dizer que no Brasil, e no mundo todo, encontramos muitas pessoas diferentes, que acreditam em coisas diferentes, falam de jeitos diferentes e vêm de lugares diferentes. Mesmo com todas essas diferenças, as religiões do nosso país têm algo muito importante em comum: elas nos ensinam a respeitar a vida, as pessoas e a natureza. É por isso que conseguimos viver juntos em paz, mesmo quando somos diferentes. Esses são alguns valores que elas nos ensinam e que todos podemos seguir:


O respeito à vida;

O cuidado com o próximo;

A importância da família e da comunidade.

A busca pela paz dentro de nós mesmos e no mundo;


Mas, às vezes, quando as pessoas não conhecem as outras religiões, surgem preconceitos, medos e até brigas. Vocês já viram isso acontecer? Por que acham que isso acontece?”. A professora ouvirá as respostas com atenção e responderá: “É por isso que conhecer o outro é tão importante. Quando entendemos as diferenças, aprendemos a respeitar. A diversidade religiosa do Brasil é uma riqueza que precisamos cuidar, porque ela ajuda a gente a viver com respeito e amizade.”.


INFORMAR: Após esse momento, a professora dirá: “Agora, vamos fazer um símbolo da nossa diversidade e da nossa união! Vou chamar cada um de vocês, um por um, para escolher a cor que mais gostar entre as cores da nossa bandeira: verde, amarelo, azul ou branco. Depois que escolherem, vou pintar a palma da mão de vocês e carimbar em uma cartolina, fazendo assim, um painel da diversidade.”. Ela chamará o primeiro aluno, deixará que ele escolha uma cor, ajudará ele a pintar sua mão, e depois o orientará a carimbar na cartolina, depois pedirá para ir ao banheiro se limpar. Em seguida, chamará o próximo, e assim sucessivamente até todos participarem. Depois que todos tiverem carimbado sua mão, a professora pedirá para que cada aluno pegue uma caneta e escreva a cima da própria mão uma palavra ou uma frase curta que represente o que aprenderam durante aquela aula sobre diversidade religiosa e respeito. Palavras como: “respeito”, “união”, “amizade”, “paz” etc. Por fim, a professora reunirá a turma e dirá: “Este cartaz cheio de mãos coloridas é a nossa bandeira humana, um compromisso de respeito e amor pela diversidade que faz do Brasil um país tão especial.”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carimbo da diversidade religiosa

 Aluna Ana Julya COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações religiosas OBJETO DO CONHECIMENTO: Ritos religiosos...