Elaborado por: Carolina Guedes e Vitória de Oliveira
UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades
OBJETO DE CONHECIMENTO: O eu, a família e o ambiente de convivência
HABILIDADE: (EF02ER01RS-02) Valorizar a família, percebendo as diferentes formas de
constituição e pertencimento .
ATIVIDADE/MOMENTO
OBSERVAR: Para iniciar a aula, a professora questionará os alunos, em roda, acerca do conceito
de família. Perguntas podem direcionar a conversação, tais como:
• O que é família?
• Vocês acham que a família é importante?
• Vocês gostam de passar tempo com a família?
• As famílias podem ser grandes e pequenas
• Quem faz parte da sua família?
• Existem famílias diferentes ou são todas famílias iguais?
REFLETIR: Em seguida, com o uso de diversas imagens, a professora introduzirá à turma
diferentes tipos de famílias. Famílias com irmãos, famílias sem filhos, Famílias com avós,
famílias sem pai ou mãe, famílias com dois pais ou duas mães, famílias com cachorro, etc.
Ela os levará a refletir e discutir se todas aquelas imagens representam famílias, e qual daquelas
é mais parecida com a sua.
Após a conversação, ela ensinará um versinho sobre as famílias:
“Eu sou grato pela minha família
Por aqueles que me dão carinho
Eu sou grato pelas pessoas que nunca me deixam sozinho!”
INFORMAR: para concluir, a professora dará aos alunos folhas brancas no formato de coração,
e explicará que a família são aqueles que vivem dentro do nosso coração.
Com isso, os alunos deverão representar suas famílias, utilizando lápis de cor e muita criatividade.
Por fim, a professora escreverá o versinho decorado no centro de um cartaz e posicionar os retratos
de família produzidos pelos alunos ao seu redor.
Recursos: Imagens, Folhas de ofício, tesoura, lápis de cor, cartolina ou papel pardo, cola branca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário