quarta-feira, 15 de junho de 2022

Diversidade religiosa 3

 Elaborado por: Katiéli e Tainá

UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades

ANO: 2º ano

OBJETO DO CONHECIMENTO: Símbolos religiosos.

HABILIDADES: (EF02ER05RS-01) Distinguir e respeitar símbolos religiosos de tradições

religiosas presentes na comunidade em que estão inseridos.

Atividades/Procedimentos

Observar:

Iniciaremos a aula com a apresentação de alguns símbolos religiosos e falaremos que cada pessoa tem

sua religião, suas crenças e seus objetos/Símbolos de crença, e que não devemos julgar ninguém por

ser diferente por seguir outra religião, temos que apenas aceitar, mas uma coisa que também é muito

importante, não precisamos seguir o que os amiguinhos acreditam, nós podemos e devemos ter nosso

próprio caminho, nossas próprias crenças.

Refletir:

Após a observação/apresentação dos símbolos iremos contar uma história que fala a respeito de

identidade e autonomia, de que não precisamos seguir os mesmos caminhos de nossos amigos/conhecidos.

Maria vai com as outras

Era uma vez uma pequena pastora de ovelhas que tinha extremo cuidado com o seu rebanho. Entre

suas ovelhinhas, havia uma que era motivo para ela de muita preocupação. Essa ovelhinha era Maria,

e onde as outras ovelhas iam, Maria ia também.

Se as ovelhas iam para baixo. Maria ia para baixo. Se as ovelhas iam para cima. Maria ia para cima

também.

Maria estava sempre atrás das outras.

Um dia, todas as ovelhas resolveram ir para o Pólo Sul. Maria, claro, foi também. Aiiii, que lugar

friiio!!! As ovelhas pegaram uma gripe daquelas! Maria pegou gripe também. Atchim!

Maria ia sempre com as outras.

Depois de algum tempo, todas as ovelhas resolveram ir para o deserto. E adivinhem só? Maria foi

também. Aiiii, que lugar quente!!! As ovelhas tiveram uma terrível insolação. E Maria teve insolação

também.

Maria estava sempre atrás das outras.

Quando foi o dia do cinema, as ovelhas decidiram que iriam assistir um filme de terror. Maria morria

de medo! Mas como todas estavam assistindo, Maria assistiu também. A noite foi aquele sufoco!

Maria não conseguia dormir de jeito nenhum!

Maria ia sempre com as outras.

Certo dia, todas as ovelhas resolveram comer salada de jiló. Maria DETESTAVA jiló. Mas, como

todas as ovelhas comiam jiló, Maria comia também. Que HORROR!!!

Foi quando, de repente, Maria pensou:

– Se eu não gosto de jiló, por que é que eu tenho que comer salada de jiló?

Maria ficou pensando… deu um suspiro, mas continuou fazendo o que as outras faziam.

Até que as ovelhas resolveram pular lá do alto do Corcovado para dentro da lagoa. Todas as ovelhas

pularam. Pulava uma ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra, quebrava o pé e chorava: mé!

Pulava outra ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra, quebrava o pé, chorava: mé!

E assim, quarenta e duas ovelhas pularam, todas elas quebraram o pé, e choraram: mé, mé!

Chegou a vez de Maria pular. Ela olhou para baixo e viu todas aquelas ovelhas machucadas e

pensou… pensou… e pensou… Então, ela deu uma requebrada, deu meia volta, entrou num

restaurante e comeu feijoada!

Maria se deu conta, de que não precisava fazer tudo o que as outras faziam. Agora, mé, Maria vai para

onde caminha o seu pé!

Mensagem

Essa história nos trás a questão da identidade. Que fazer o que os outros ou o que a maioria faz, nem

sempre é bom. Que devemos buscar nossa própria identidade e pensar por nós mesmos.

Depois da história em um círculo iremos fazer uma breve conversação sobre a mesma.

Conversação:

Sobre o que fala a história?

Vocês são como a Maria?

O que vocês acham da atitude de Maria no final da história?

E como a Maria deveria agir?

O que a história/atitudes da Maria têm a ver com as diferenças religiosas?

Precisamos ter a mesma religião que os outros?

Assim como não precisamos fazer tudo o que os outros fazem, podemos ter religiões diferentes e é preciso respeitar as escolhas dos outros.

Informar:

Para finalizarmos iremos jogar o jogo da memória, ele será feito de vários símbolos e na mesma

cartinha junto com o símbolo estára uma breve explicação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...