Elaborado por: Katiéli e Tainá
UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades
ANO: 2º ano
OBJETO DO CONHECIMENTO: Símbolos religiosos.
HABILIDADES: (EF02ER05RS-01) Distinguir e respeitar símbolos religiosos de tradições
religiosas presentes na comunidade em que estão inseridos.
Atividades/Procedimentos
Observar:
Iniciaremos a aula com a apresentação de alguns símbolos religiosos e falaremos que cada pessoa tem
sua religião, suas crenças e seus objetos/Símbolos de crença, e que não devemos julgar ninguém por
ser diferente por seguir outra religião, temos que apenas aceitar, mas uma coisa que também é muito
importante, não precisamos seguir o que os amiguinhos acreditam, nós podemos e devemos ter nosso
próprio caminho, nossas próprias crenças.
Refletir:
Após a observação/apresentação dos símbolos iremos contar uma história que fala a respeito de
identidade e autonomia, de que não precisamos seguir os mesmos caminhos de nossos amigos/conhecidos.
Maria vai com as outras
Era uma vez uma pequena pastora de ovelhas que tinha extremo cuidado com o seu rebanho. Entre
suas ovelhinhas, havia uma que era motivo para ela de muita preocupação. Essa ovelhinha era Maria,
e onde as outras ovelhas iam, Maria ia também.
Se as ovelhas iam para baixo. Maria ia para baixo. Se as ovelhas iam para cima. Maria ia para cima
também.
Maria estava sempre atrás das outras.
Um dia, todas as ovelhas resolveram ir para o Pólo Sul. Maria, claro, foi também. Aiiii, que lugar
friiio!!! As ovelhas pegaram uma gripe daquelas! Maria pegou gripe também. Atchim!
Maria ia sempre com as outras.
Depois de algum tempo, todas as ovelhas resolveram ir para o deserto. E adivinhem só? Maria foi
também. Aiiii, que lugar quente!!! As ovelhas tiveram uma terrível insolação. E Maria teve insolação
também.
Maria estava sempre atrás das outras.
Quando foi o dia do cinema, as ovelhas decidiram que iriam assistir um filme de terror. Maria morria
de medo! Mas como todas estavam assistindo, Maria assistiu também. A noite foi aquele sufoco!
Maria não conseguia dormir de jeito nenhum!
Maria ia sempre com as outras.
Certo dia, todas as ovelhas resolveram comer salada de jiló. Maria DETESTAVA jiló. Mas, como
todas as ovelhas comiam jiló, Maria comia também. Que HORROR!!!
Foi quando, de repente, Maria pensou:
– Se eu não gosto de jiló, por que é que eu tenho que comer salada de jiló?
Maria ficou pensando… deu um suspiro, mas continuou fazendo o que as outras faziam.
Até que as ovelhas resolveram pular lá do alto do Corcovado para dentro da lagoa. Todas as ovelhas
pularam. Pulava uma ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra, quebrava o pé e chorava: mé!
Pulava outra ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra, quebrava o pé, chorava: mé!
E assim, quarenta e duas ovelhas pularam, todas elas quebraram o pé, e choraram: mé, mé!
Chegou a vez de Maria pular. Ela olhou para baixo e viu todas aquelas ovelhas machucadas e
pensou… pensou… e pensou… Então, ela deu uma requebrada, deu meia volta, entrou num
restaurante e comeu feijoada!
Maria se deu conta, de que não precisava fazer tudo o que as outras faziam. Agora, mé, Maria vai para
onde caminha o seu pé!
Mensagem
Essa história nos trás a questão da identidade. Que fazer o que os outros ou o que a maioria faz, nem
sempre é bom. Que devemos buscar nossa própria identidade e pensar por nós mesmos.
Depois da história em um círculo iremos fazer uma breve conversação sobre a mesma.
Conversação:
Sobre o que fala a história?
Vocês são como a Maria?
O que vocês acham da atitude de Maria no final da história?
E como a Maria deveria agir?
O que a história/atitudes da Maria têm a ver com as diferenças religiosas?
Precisamos ter a mesma religião que os outros?
Assim como não precisamos fazer tudo o que os outros fazem, podemos ter religiões diferentes e é preciso respeitar as escolhas dos outros.
Informar:
Para finalizarmos iremos jogar o jogo da memória, ele será feito de vários símbolos e na mesma
cartinha junto com o símbolo estára uma breve explicação.
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