quarta-feira, 15 de junho de 2022

Constituição de Família 4

Elaborado por: Evelyn Federici e Lauren Almeida

Unidade Temática: Identidades e alteridades

Objetos do Conhecimento: O eu, a família e o ambiente de convivência

Habilidade: (EF02ER03) Identificar as diferentes formas de registro das memórias pessoais,

familiares e escolares (fotos, músicas, narrativas, álbuns...).

Observar: Algumas aulas antes a professora deve pedir aos alunos trazerem duas fotos de

casa, uma da família e outra deles bebês ou bem pequenos. Importante destacar que as fotos

vão ser rasuradas. A educadora será responsável por guardar as fotos. Quando todos já

tiverem trazido, devem se reunir em uma roda para a atividade. A professora irá apresentar as

fotos de cada um dos alunos bebês e os outros terão a função de adivinhar quem é o colega

que está sendo mostrado. Também fará algumas perguntas para as crianças refletirem sobre a

atividade:

● Nosso colega é muito diferente de hoje em dia?

● Com quem da família o colega se parece mais?

● Porque o colega não tem nada parecido com a família?

● Porque somos parecidos com nossos antepassados?

Em seguida seguirá para a atividade de reflexão com o livro.

Refletir:

Leitura do livro “A árvore da Família” resumo: este retoma brevemente a

origem de seus antepassados, sírios e portugueses, para estimular crianças e

adolescentes a montarem a própria árvore genealógica. Maísa Zakzuk explica

como tornar a pesquisa da árvore da família algo simples e prazeroso. O leitor

vai se transformar no repórter da família e descobrir sua árvore genealógica.

A autora conta ainda a história da imigração no Brasil, de onde vieram os

povos que formaram nosso país. Explica também a origem dos sobrenomes e

conta curiosidades sobre o significado de vários nomes e dos brasões de família. A árvore da

família propõe uma brincadeira divertida, que envolve pesquisa, geografia, história e muita

cultura popular!

A professora fará as seguintes perguntas:

● Será que a minha família é igual a dos coleguinhas?

● Quem veio antes de mim?

● Tenho coisas em mim parecidas com meus parentes. Por quê?

● Qual o significado do meu nome?

Informar: atividade

Após a leitura do livro vamos fazer uma árvore coletiva em um 

espaço aberto no chão da sala, com galhos de árvores colados em papel pardo

de mais ou menos 1 metro e meio, estes galhos serão coletados no pátio da escola ou trazidos de casa. As fotos pedidas antes vão ser utilizadas aqui. A árvore será

colada na sala e montada depois que o papel pardo estiver preso na sala. Também cada aluno

fará uma folha de papel verde ou pintada de verde com seu nome, esta será colada do lado da

suas fotos. Para representar as folhas dos galhos. O molde será de responsabilidade da

professora. A montagem será da turma e da professora em conjunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...