Elaborado por Gabriela Schons e Laura Schmidt
Ano/turma: 2022/NO 322
Série em que o plano será aplicado: 2° ano
Componente curricular: Ensino Religioso
Unidade temática: Identidades e Alteridades.
Objetos de conhecimento: O eu, a família e o ambiente de convivência
Habilidade: (EF02ER02) Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em
variados ambientes de convivência.
Observar: A professora irá entregar para cada aluno uma folha de ofício e pedir que eles
escrevam seu nome no canto da folha e no meio, algo que queiram que um colega seu
imite. Por exemplo: “Eu quero que o João imite uma galinha”. Se houver alguém que não
saiba escrever, poderá desenhar. Depois, a professora irá recolher todas as folhas e chamar
o primeiro aluno. Aquilo que ele escreveu para o colega imitar, ele mesmo terá que ir na
frente da sala e fazer para todos verem. E assim, ocorrerá com todos os alunos.
Refletir: Contação da história: “O menino e o lobo” e conversação.
Um menino, pastor de ovelhas, havia ganhado um apito para que soprasse em caso de
perigo. Como ele passava grande parte do dia nos campos com seu rebanho de ovelhas,
era necessário um meio de comunicação, numa emergência. Num dia calmo de sol,
enquanto as ovelhas pastavam tranquilamente, o menino resolveu soprar o apito só para
verificar o que aconteceria. Ao ouvir o alarme, toda a aldeia correu para salvá-lo do perigo
iminente. Mas não havia perigo. Só se ouviam os risos do pastorzinho, que achou aquela
correria toda muito engraçada. Passados alguns dias, o menino soprou de novo o apito.
E, de novo, a aldeia toda veio em seu socorro. Mas só encontraram o pastorzinho rindo
às gargalhadas do susto que pregara. Aconteceu, porém, de um enorme lobo faminto
aparecer por aquela pastagem. E antes de atacar o rebanho, resolveu perseguir o menino.
Este, mais do que rápido, soprou o apito. Como ninguém apareceu em seu socorro, soprou
mais uma vez. E outra mais. Em vão. Apesar de ouvirem o apito desesperado, todos
pensaram ser outra brincadeira do pastorzinho. Correndo para salvar a sua vida, o menino
ainda teve tempo de perceber que, na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade
parece mentira.
Você gosta quando alguém engana você?
Você se coloca no lugar do outro antes de falar ou fazer algo?
Você entendeu a importância de pensar e se colocar no lugar do outro?
Informar: Os alunos terão que fazer a dobradura do cartão de flor que abre na água com
o auxílio da professora. Em seguida, eles poderão escrever (quem souber) ou desenhar
no cartão uma forma de ajudar o próximo. Quando todos estiverem prontos, irão colocar
suas dobraduras na água, (organizado pela professora) verão a mágica acontecer quando
elas começarem a abrir.
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