terça-feira, 14 de junho de 2022

Convivência

Elaborado por Gabriela Schons e Laura Schmidt

Ano/turma: 2022/NO 322

Série em que o plano será aplicado: 2° ano

Componente curricular: Ensino Religioso

Unidade temática: Identidades e Alteridades.

Objetos de conhecimento: O eu, a família e o ambiente de convivência

Habilidade: (EF02ER02) Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em

variados ambientes de convivência.

Observar: A professora irá entregar para cada aluno uma folha de ofício e pedir que eles

escrevam seu nome no canto da folha e no meio, algo que queiram que um colega seu

imite. Por exemplo: “Eu quero que o João imite uma galinha”. Se houver alguém que não

saiba escrever, poderá desenhar. Depois, a professora irá recolher todas as folhas e chamar

o primeiro aluno. Aquilo que ele escreveu para o colega imitar, ele mesmo terá que ir na

frente da sala e fazer para todos verem. E assim, ocorrerá com todos os alunos.

Refletir: Contação da história: “O menino e o lobo” e conversação.

Um menino, pastor de ovelhas, havia ganhado um apito para que soprasse em caso de

perigo. Como ele passava grande parte do dia nos campos com seu rebanho de ovelhas,

era necessário um meio de comunicação, numa emergência. Num dia calmo de sol,

enquanto as ovelhas pastavam tranquilamente, o menino resolveu soprar o apito só para

verificar o que aconteceria. Ao ouvir o alarme, toda a aldeia correu para salvá-lo do perigo

iminente. Mas não havia perigo. Só se ouviam os risos do pastorzinho, que achou aquela

correria toda muito engraçada. Passados alguns dias, o menino soprou de novo o apito.

E, de novo, a aldeia toda veio em seu socorro. Mas só encontraram o pastorzinho rindo

às gargalhadas do susto que pregara. Aconteceu, porém, de um enorme lobo faminto

aparecer por aquela pastagem. E antes de atacar o rebanho, resolveu perseguir o menino.

Este, mais do que rápido, soprou o apito. Como ninguém apareceu em seu socorro, soprou

mais uma vez. E outra mais. Em vão. Apesar de ouvirem o apito desesperado, todos

pensaram ser outra brincadeira do pastorzinho. Correndo para salvar a sua vida, o menino

ainda teve tempo de perceber que, na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade

parece mentira.

Você gosta quando alguém engana você?

Você se coloca no lugar do outro antes de falar ou fazer algo?

Você entendeu a importância de pensar e se colocar no lugar do outro?

Informar: Os alunos terão que fazer a dobradura do cartão de flor que abre na água com

o auxílio da professora. Em seguida, eles poderão escrever (quem souber) ou desenhar

no cartão uma forma de ajudar o próximo. Quando todos estiverem prontos, irão colocar

suas dobraduras na água, (organizado pela professora) verão a mágica acontecer quando

elas começarem a abrir.

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