INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SAPIRANGA
Elaborado por: Hellen Aline dos Santos Welter e Kemilly Maus Walicheski.
TURMA: NO 322
ANO: 2022
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso.
UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: O Eu, O Outro e o Nós.
HABILIDADE: (EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de
cada um.
OBSERVAR: Música- Diferente e Igual- Tac Tacs.
LETRA DA MÚSICA:
Todo mundo pode ser diferente,
mas, no fundo, todo mundo é igual.
Tem tanta coisa que mostra pra gente,
que ter diferença é tão natural!
Pra que perder tanto tempo, pensando no que pode ou não pode ser?
Na vida, não é tudo preto no branco!
O colorido é mais bonito de viver!
REFRÃO:
Canta com a gente, que legal!
E tudo fica especial!
Com um pouco de todo mundo,
todo mundo é diferente e igual!
REFLETIR: A história será contada através do livro, usando-o como recurso. As imagens das
páginas serão apresentadas aos alunos durante a contação, tornando a história mais visual e
envolvente.
Contação da história “Tudo bem ser diferente”- de Todd Parr.
Tudo bem ser pequeno, médio, grande ou grandão
Tudo bem ter que usar óculos
Tudo bem conversar sobre seus sentimentos
Tudo bem comer macarrão com almôndega na banheira
Tudo bem dizer NÃO para coisas ruins
Tudo bem ter vindo de um lugar diferente
Tudo bem ser tímido
Tudo bem chegar em último
Tudo bem dançar sozinho
Tudo bem ter uma minhoca como animal de estimação
Tudo bem ter um dente a menos (ou dois ou três)
Tudo bem ter orgulho da gente mesmo
Tudo bem ter mães diferentes
Tudo bem ter pais diferentes
Tudo bem ser adotado
Tudo bem ter um amigo invisível
Tudo bem fazer algo legal para alguém
Tudo bem perder as coisas de vez em quando
Tudo bem ficar bravo
Tudo bem fazer alguma coisa legal pra você
Tudo bem ajudar um esquilo a colher nozes
Tudo bem ter diferentes tipos de amigos
Tudo bem precisar de alguma ajuda
Tudo bem fazer um pedido
Tudo bem ter um nariz diferente
Tudo bem ter uma cor diferente
Tudo bem não ter cabelo
Tudo bem ter orelhas GRANDES
Tudo bem ter rodas
Tudo bem ser diferente. Você é especial e importante apenas por ser como você é.
Com amor, Todd.
Os alunos sentarão em círculo para uma roda de conversa em turma
A professora fará questionamento, como:
1. Vocês observaram e aceitaram suas diferenças e a dos outros coleguinhas?
2. Como ficou a sala de aula depois da história contada, mais unidos?
E em seguida, a professora solicitará para que cada aluno por vez, diga um elogio ou o que
mais gostam do coleguinha que está ao lado, sendo algo positivo e reflexivo.
INFORMAR:
Os alunos individualmente irão confeccionar o rosto de um boneco, como eles desejarem. A
professora disponibilizará os materiais como, pratos plásticos, linhas de lã, folhas coloridas e
massinha de modelar de diversas cores. O intuito da criação do boneco, é desconstruir
“padrões” podendo imaginar e criar, sem limitações de como ser e não ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário