Elaborado por: Eduarda Zanette
Unidade temática: identidades e alteridades
Objetivos de conhecimento: Símbolos religiosos
Habilidades: (EF02ER05RS-02)Reconhecer símbolos pertencentes a sua
religiosidade pessoal e familiar.
1º momento: No início da aula a professora convidará os alunos para se
sentarem em círculo, pedirá pra que eles tragam até o círculo seu símbolo
religioso trazido de casa.
Observar:
Após todos se sentarem a professora irá convidar um aluno para apresentar
aos seus colegas o símbolo religioso, e em seguida outro aluno vai dando
continuidade até todos apresentarem. Conforme as dúvidas serem levantadas,
a professora explicará que todas as religiões apresentadas são uma maneira
de cada pessoa expressar a sua crença, por isso devemos respeitar.
Refletir:
História: Bila
Autor: Desconhecido
Era uma vez uma menina que gosta muito de fazer caretas. Mas essas caretas
que ela faz mostram o que está em seu coração. E como será que é o coração
dela?
Esta menina se chama Bila. Prestem atenção para ver se esta história lembra
alguma coisa em sua vida.
A Bila é uma menina muito brava, olha só a cara dela. Ela não tem muita
paciência com seus irmãos, briga por qualquer coisinha. E sabem de uma
coisa? Ela gosta de fazer tudo do seu jeito, não aceita opinião de ninguém. Isto
me lembra uma pessoa "rebelde", não é mesmo? A rebeldia não agrada a
Deus. E quando alguém chama a sua atenção ela começa a chorar. (coloca a
2ª carinha) ela abre o bocão e grita, chora bem alto e faz pirraça. Será que aqui
tem gente assim também como a Bila? Olha só como está ficando o coração
dela. Cada vez mais sujo.
Em seguida a professora iniciará a contação da história “ Bila “ com o avental
didático, após a contação fará alguns questionamentos aos alunos:
Quais são as atitudes que fazem nosso coração ficar sujo?
O que devemos fazer para o nosso coração ficar vermelho?
Quais as atitudes que deixa nossos colegas tristes ?
Devemos respeitar as opiniões dos colegas?
Por que não pode existir só uma opinião ?
A crença do colega é diferente da sua ?
Por que devemos respeitar a crença do colega?
Informar:
Logo após, todos os alunos responderem, a professora pegará um tronco de
uma árvore com vários galhos para por no meio da roda, explicando aos alunos
que a árvore representa o amor e o respeito, tendo assim como objetivo que
cada um pendure na árvore seu símbolo religioso simbolizando a sua crença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário