terça-feira, 14 de junho de 2022

Diversidade religiosa 2

 Elaborado por: Eduarda Zanette 

Unidade temática: identidades e alteridades

Objetivos de conhecimento: Símbolos religiosos

Habilidades: (EF02ER05RS-02)Reconhecer símbolos pertencentes a sua 

religiosidade pessoal e familiar.

1º momento: No início da aula a professora convidará os alunos para se 

sentarem em círculo, pedirá pra que eles tragam até o círculo seu símbolo 

religioso trazido de casa.

Observar: 

Após todos se sentarem a professora irá convidar um aluno para apresentar 

aos seus colegas o símbolo religioso, e em seguida outro aluno vai dando 

continuidade até todos apresentarem. Conforme as dúvidas serem levantadas, 

a professora explicará que todas as religiões apresentadas são uma maneira 

de cada pessoa expressar a sua crença, por isso devemos respeitar.

Refletir: 

História: Bila

Autor: Desconhecido 

Era uma vez uma menina que gosta muito de fazer caretas. Mas essas caretas 

que ela faz mostram o que está em seu coração. E como será que é o coração 

dela?

Esta menina se chama Bila. Prestem atenção para ver se esta história lembra 

alguma coisa em sua vida.

A Bila é uma menina muito brava, olha só a cara dela. Ela não tem muita 

paciência com seus irmãos, briga por qualquer coisinha. E sabem de uma 

coisa? Ela gosta de fazer tudo do seu jeito, não aceita opinião de ninguém. Isto 

me lembra uma pessoa "rebelde", não é mesmo? A rebeldia não agrada a 

Deus. E quando alguém chama a sua atenção ela começa a chorar. (coloca a 

2ª carinha) ela abre o bocão e grita, chora bem alto e faz pirraça. Será que aqui 

tem gente assim também como a Bila? Olha só como está ficando o coração 

dela. Cada vez mais sujo.

Em seguida a professora iniciará a contação da história “ Bila “ com o avental

didático, após a contação fará alguns questionamentos aos alunos:

Quais são as atitudes que fazem nosso coração ficar sujo?

O que devemos fazer para o nosso coração ficar vermelho?

Quais as atitudes que deixa nossos colegas tristes ?

Devemos respeitar as opiniões dos colegas?

Por que não pode existir só uma opinião ?

A crença do colega é diferente da sua ?

Por que devemos respeitar a crença do colega?

Informar:

Logo após, todos os alunos responderem, a professora pegará um tronco de

uma árvore com vários galhos para por no meio da roda, explicando aos alunos

que a árvore representa o amor e o respeito, tendo assim como objetivo que

cada um pendure na árvore seu símbolo religioso simbolizando a sua crença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...