terça-feira, 14 de junho de 2022

Constituição de Família 3

 Elaborado por: Isabel dos Santos Silveira

UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades

ANO: 2°

OBJETOS DE CONHECIMENTO: O eu, a família e o ambiente de convivência

HABILIDADES:

(EF02ER01RS-02) Valorizar a família, percebendo as diferentes formas de constituição e

pertencimento.

ATIVIDADES / PROCEDIMENTOS

OBSERVAR: No início da aula, a professora colocará uma música ambiente, para acalmar

alguns que possam estar ansiosos e que possam absorver o que será trabalhado. A professora

convidará a turma para sentar em círculo, onde terá pufes e almofadas para que possam se

sentirem acolhidos e confortáveis, será explicado que é o momento de agradecer, por isso,

cada aluno fará um agradecimento pelo que é grato e um pedido para como quer que o dia

seja.

Em seguida a professora irá mostrar diversas imagens, que são recortes de diferentes

composições familiares atuais em diferentes situações de expressão de afeto para que os

alunos possam visualizar e analisar. A professora fará perguntas para os alunos expressarem

suas ideias e pensamentos, a ideia é que os alunos possam chegar a conclusão de família.

Quem está ao nosso lado nos dias em que temos medo de dormir sozinhos?

- A quem pedimos autorização para sair quando é necessário?

- Quem nos orienta quando estamos perdidos?

- Quem nos leva ao médico quando estamos doentes?

REFLETIR: Logo após, a professora irá contar a história “A Família do Marcelo” da autora

Ruth Rocha, utilizando mala de história, nela conterá os personagens.

A Família do Marcelo

A minha família é assim: tem meu pai que se chama João. Tem minha mãe que se chama

Laura. E tem minha irmã pequena, que se chama Aninha.

Eu ainda tenho um avô, que é pai do meu pai, e um avô, que é pai da minha mãe. Eu tenho

uma avó, que é mãe da minha mãe, e uma avó, que é mãe do meu pai. [...]

Cada família é de um jeito. Às vezes, o avô ou a avó moram junto com os filhos; tem gente

que tem muitos filhos, como a família do Catapimba; os pais dele têm três filhos. Tem gente

que tem um filho só ou tem dois.

Olha só: o Catapimba tem dois irmãos, um menino e uma menina. Então, eles são três irmãos.

A família da Terezinha tem a mãe e o marido dela, que se chama Dorivan. A Terezinha tem

dois irmãos: o Beto e o Armandinho.

Eu gosto muito quando meus avós, meus tios e meus primos vêm nos visitar. A gente faz a

maior farra!

Todo mundo na minha casa acorda cedo.

A gente toma café todos juntos. E a gente janta todos juntos. Meu pai não vem almoçar em

casa, porque ele trabalha longe.

Minha mãe vem todos os dias porque ela trabalha mais perto.

Ao final da história, a professora irá iniciar uma conversação sobre a família e salientar que a

família é um espaço de encontro e amor, que vivenciamos o sentido de um lar.

- O que acharam da história? Ela tem ligação com as imagens mostradas no início da

aula? Por quê?

- O que você faz com sua família?

- Por que a família é tão importante?

Quem são as pessoas que convivem diariamente com você? Existem famílias

diferentes?

INFORMAR: Feito esse momento de reflexão, será iniciado uma atividade, a professora irá

explicar que os alunos terão que pensar em dois membro de sua família, nos costumes que

essa pessoa tem e no que ela acredita.

Numa caixa terá moldes de diferentes peças de roupas como calça, camisa, vestido e etc.

Cada aluno irá escolher o molde de uma peça de roupa para dois membros de sua família,

deverá ser decorado e terão que caracterizar a peça de roupa de acordo com as roupas que

essa pessoa veste, poderá ser utilizado, folhas coloridas, tintas, giz de cera e outros materiais.

No centro da peça de roupa, irão escrever o nome do familiar e uma palavra ou uma pequena

frase que represente o jeito desse familiar, um costume ou algo em que ele acredita.

Após a conclusão da atividade cada aluno irá ler para os colegas o que cada um escreveu

sobre seus familiares. Em seguida, será montado um grande varal na sala, com o título de

“Varal da Família”.

AVALIAÇÃO: Será considerado satisfatório se todos os alunos participarem das atividades,

houver a socialização entre eles e atingirem o conhecimento sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...