Elaborado por: Isabel dos Santos Silveira
UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades
ANO: 2°
OBJETOS DE CONHECIMENTO: O eu, a família e o ambiente de convivência
HABILIDADES:
(EF02ER01RS-02) Valorizar a família, percebendo as diferentes formas de constituição e
pertencimento.
ATIVIDADES / PROCEDIMENTOS
OBSERVAR: No início da aula, a professora colocará uma música ambiente, para acalmar
alguns que possam estar ansiosos e que possam absorver o que será trabalhado. A professora
convidará a turma para sentar em círculo, onde terá pufes e almofadas para que possam se
sentirem acolhidos e confortáveis, será explicado que é o momento de agradecer, por isso,
cada aluno fará um agradecimento pelo que é grato e um pedido para como quer que o dia
seja.
Em seguida a professora irá mostrar diversas imagens, que são recortes de diferentes
composições familiares atuais em diferentes situações de expressão de afeto para que os
alunos possam visualizar e analisar. A professora fará perguntas para os alunos expressarem
suas ideias e pensamentos, a ideia é que os alunos possam chegar a conclusão de família.
Quem está ao nosso lado nos dias em que temos medo de dormir sozinhos?
- A quem pedimos autorização para sair quando é necessário?
- Quem nos orienta quando estamos perdidos?
- Quem nos leva ao médico quando estamos doentes?
REFLETIR: Logo após, a professora irá contar a história “A Família do Marcelo” da autora
Ruth Rocha, utilizando mala de história, nela conterá os personagens.
A Família do Marcelo
A minha família é assim: tem meu pai que se chama João. Tem minha mãe que se chama
Laura. E tem minha irmã pequena, que se chama Aninha.
Eu ainda tenho um avô, que é pai do meu pai, e um avô, que é pai da minha mãe. Eu tenho
uma avó, que é mãe da minha mãe, e uma avó, que é mãe do meu pai. [...]
Cada família é de um jeito. Às vezes, o avô ou a avó moram junto com os filhos; tem gente
que tem muitos filhos, como a família do Catapimba; os pais dele têm três filhos. Tem gente
que tem um filho só ou tem dois.
Olha só: o Catapimba tem dois irmãos, um menino e uma menina. Então, eles são três irmãos.
A família da Terezinha tem a mãe e o marido dela, que se chama Dorivan. A Terezinha tem
dois irmãos: o Beto e o Armandinho.
Eu gosto muito quando meus avós, meus tios e meus primos vêm nos visitar. A gente faz a
maior farra!
Todo mundo na minha casa acorda cedo.
A gente toma café todos juntos. E a gente janta todos juntos. Meu pai não vem almoçar em
casa, porque ele trabalha longe.
Minha mãe vem todos os dias porque ela trabalha mais perto.
Ao final da história, a professora irá iniciar uma conversação sobre a família e salientar que a
família é um espaço de encontro e amor, que vivenciamos o sentido de um lar.
- O que acharam da história? Ela tem ligação com as imagens mostradas no início da
aula? Por quê?
- O que você faz com sua família?
- Por que a família é tão importante?
Quem são as pessoas que convivem diariamente com você? Existem famílias
diferentes?
INFORMAR: Feito esse momento de reflexão, será iniciado uma atividade, a professora irá
explicar que os alunos terão que pensar em dois membro de sua família, nos costumes que
essa pessoa tem e no que ela acredita.
Numa caixa terá moldes de diferentes peças de roupas como calça, camisa, vestido e etc.
Cada aluno irá escolher o molde de uma peça de roupa para dois membros de sua família,
deverá ser decorado e terão que caracterizar a peça de roupa de acordo com as roupas que
essa pessoa veste, poderá ser utilizado, folhas coloridas, tintas, giz de cera e outros materiais.
No centro da peça de roupa, irão escrever o nome do familiar e uma palavra ou uma pequena
frase que represente o jeito desse familiar, um costume ou algo em que ele acredita.
Após a conclusão da atividade cada aluno irá ler para os colegas o que cada um escreveu
sobre seus familiares. Em seguida, será montado um grande varal na sala, com o título de
“Varal da Família”.
AVALIAÇÃO: Será considerado satisfatório se todos os alunos participarem das atividades,
houver a socialização entre eles e atingirem o conhecimento sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário