Elaborado por: Gabriela Morais Moretti e Karin Raíssa Castro Chereta.
Turma: 2º ano do ensino fundamental.
Componente curricular: Ensino Religioso.
Unidade temática: Manifestações religiosas.
Objeto do conhecimento: Sentimentos, memórias e saberes.
Habilidade: (EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças,
memórias e saberes de cada um.
Observar:
A professora irá solicitar que a turma se sente em formato de roda. Em
seguida, pedirá para que cada aluno escreva em um papel algo que alguém lhe
disse e que o chateou. Pode ser uma palavra ou então uma frase. Os alunos
deverão dobrar esse papel e manter segredo sobre o que há nele.
Refletir:
Seguidamente a professora contará a história: "O papagaio Jorge". Com o
auxílio de um varal de imagens. Segue a história:
“O papagaio Jorge.
Jorge era um papagaio muito brabo, que não gostava de ninguém. Todo dia
ele escolhia algum dos seus colegas para incomodar. Na segunda chamou a
formiga de feia, Na terça o leão de dentuço. Na quarta disse que o sapo não
cheirava bem. Todo dia ofendia alguém.
Por conta disso, ele não tinha amigos. No recreio ficava sozinha, ninguém
queria trocar de brinquedo com ele e muito menos fazer atividades em dupla com o
papagaio.
Certo dia, Melissa, a raposa entrou para a turma do papagaio Jorge. Sem
conhecer o passado do papagaio, se sentou do seu lado. No recreio a raposa pediu
para fazer companhia para ele e no final disse que o mesmo era muito querido.
Depois daquele dia a raposa não saiu do lado do papagaio, todo dia ela o
elogiava. Jorge percebeu que quando recebia um elogio ficava feliz.Ele decidiu
elogiar todos os seus colegas como pedido de desculpas para todos aqueles
xingamentos que havia feito antes aos animais.
Todos ficaram muito felizes que o papagaio havia mudado e assim todos
puderam ser amigos.”
Conversação:
Após a finalização da história, a professora fará os seguintes questionamentosp ara a turma:
●Por que os colegas de Jorge não eram amigos dele no início da história?
●Por que os colegas ficavam chateados?
●Por que será que o Jorge não ofendeu a raposa?
●Será que o Jorge não elogiava ninguém, porque ele não era elogiado?
Informar:
Ao término da conversa, a professora colocará a lixeira no centro da roda e
pedirá para que todos coloquem os papéis do início da aula, que contém algo que
os chateou, e retornem aos seus lugares que possuirão uma caixa para cada um.
Antes que os alunos abram a caixa e descubram o que há dentro, a docente
os falará que dentro dela há a imagem de um aluno bonito, inteligente, legal,
carinhoso, entre outros elogios e solicitará para que eles olhem dentro da caixa. Na
mesma haverá um espelho. Neste momento os alunos deverão se auto elogiar,
contrariando o que para eles já haviam dito.
Para finalizar a aula, os alunos deverão escrever um elogio para eles mesmos
e colar esse elogio em seus cadernos. Durante todo o restante da semana no início
da aula a professora irá ler alguns desses elogios e reforçá-los com a turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário