Kailaine Gobbi
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso.
UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades.
OBJETO DE CONHECIMENTO: O eu, a família e o ambiente de convivência.
HABILIDADES: (EF02ER01) Reconhecer os diferentes espaços de convivência.
ATIVIDADE: TRÂNSITO: UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
1° OBSERVAR: Os alunos serão levados pela professora para uma saída de campo aos arredores da escola, onde deverão observar o trânsito, as ruas e as placas.
2° REFLETIR: Ao voltar para a sala, os alunos juntamente com a professora, terão um momento de conversa, onde poderão compartilhar com os colegas o que observaram (neste momento também poderão compartilhar situações que já observaram em outros momentos). A professora irá comentar sobre como as pessoas se comportam no trânsito, se costumam seguir as regras e respeitar as placas (incentivando os alunos a refletirem sobre isso), após, lerá para os alunos o seguinte trecho:
“O trânsito é um espaço de convívio social, um lugar de encontro entre os mais diversos tipos de pessoas, sendo comum alguns conflitos que podem acabar mal por comportamentos agressivos. Um bom cidadão geralmente tem valores como: ser amigável, respeitar as regras, ajudar os outros, cuidar do meio ambiente e ter empatia!”
3° INFORMAR: A professora irá entregar aos alunos uma folha com um barbante e irá propor aos alunos que escrevam uma palavra que signifique ser um bom cidadão no trânsito (além de escrever, podem enfeitar) para pendurar nos galhos da “Árvore dos valores”
Após terminarem, cada aluno irá pendurar sua palavra e explicar o motivo de ter escolhido-a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário