COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso.
UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: O eu, a família e o ambiente de convivência.
HABILIDADES: (EF02ER01) Reconhecer os diferentes espaços de convivência.
ATIVIDADE: Preservação da natureza.
OBSERVAR: A professora perguntará aos alunos se eles têm o costume de agradecer pelas coisas que acontecem ao longo do seu dia a dia e escutará com atenção as respostas dos alunos. Em seguida, ela promoverá uma rápida conversação com os mesmos sobre a importância de agradecer, informando que este ato faz nós vivermos de uma melhor maneira e que quanto mais agradecemos, mais coisas boas tendem a acontecer.
REFLETIR: Em seguida, a professora dirá aos alunos que agora, irão agradecer pela linda natureza do planeta em que moramos e após, entregará para os alunos uma folha com a “Oração da Natureza” e pedirá que os alunos a leiam, primeiro de forma individual e em voz baixa, e após, a professora convidará os alunos a ficarem de pé para realizarem a oração juntos. Segue abaixo a oração:
Após a realização da oração, os alunos deverão se sentar novamente em seus lugares e em seguida, a professora realizará as seguintes perguntas:
Por que a oração fala sobre não deixar o homem destruir a natureza com a sua ganância?
Se nós destruirmos este planeta, teremos outro tão perfeito como este para morar?
Como devemos cuidar da natureza?
INFORMAR: Após a conversação, a professora entregará para os
alunos folhas coloridas verdes, no formato de folha de árvore, e orientará-los a pensarem e escreverem coisas pelo qual são gratos, relacionados com a natureza e seu cotidiano. Em seguida, a professora pedirá que os alunos leiam pelo o que são gratos em voz alta, para os demais alunos, e que colem, com o auxílio de uma cola quente e da professora, seu agradecimento em um galho de árvore, segue exemplo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário