Tainá Grins
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso
UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida
OBJETOS DE CONHECIMENTOS: Ancestralidade e tradição oral
HABILIDADES: (EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.
ATIVIDADE: Ética
OBSERVAR: A professora reunirá os alunos no centro da sala em um círculo onde mostrará ilustrações de pequenos acidentes comuns no trânsito do dia a dia, perguntando aos alunos como e por que eles acham que ocorreu aquilo. Seguem as ilustrações que serão mostradas:
REFLETIR: Após exporem suas opiniões, a professora levará uma caixa surpresa para a roda, onde escolherá alunos para retirarem as frases presentes dentro dela e questionará com as frases representam as coisas certas e erradas de se fazer no trânsito, explicando que isso se chama ética e empatia. Conceitualizando os termos, dirá que a ética está relacionada a comportamentos bons, ao respeito às leis e com o sentimento de justiça social e de cidadania. E a empatia é o nome dado à capacidade de se colocar no lugar do outro antes de pensar e agir. Seguem as frases que estarão na caixa:
“Respeitar as vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais e/ou aos idosos.”
“Não dirigir após ingerir bebida alcoólica.”
“Não manusear ou não falar ao celular enquanto dirige.”
“Respeitar a sinalização semafórica ao atravessar a rua.”
“Ceder o assento aos passageiros idosos nos ônibus”
“Atender ao telefone enquanto se está dirigindo.”
“Exceder a velocidade permitida.”
“Estacionar o veículo em lugares inapropriados.”
“Não usar cinto de segurança.”
“Atravessar a rua fora da faixa de pedestre.”
INFORMAR: Depois de retirarem e conversarem sobre todas as frases, será feito, coletivamente, um acróstico utilizando a palavra “ética” sobre as atitudes certas de se ter no trânsito. O mesmo será escrito primeiramente no quadro negro pela professora, que o completará com o auxílio dos alunos. Após, os mesmos deverão copiá-lo em seus cadernos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário