INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SAPIRANGA
Nome: Kailani Galski dos Santos
Turma: NO 322
PROJETO DE PLANEJAMENTO
QUEM SOU EU?: CONHECENDO E EXPLORANDO A SI MESMO.
PLANO DE AULA- ENSINO RELIGIOSO
DATA: 01/06/2023
FAIXA ETÁRIA: 1°ano ( 6 a 7 anos)
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso
UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades
OBJETO DO CONHECIMENTO: O eu, o outro e o nós
HABILIDADE: (EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre
o eu, o outro e o nós.
ATIVIDADE / PROCEDIMENTO:
OBSERVAR:
Será formada uma roda no chão com os alunos e a professora os apresentará
a caixa surpresa utilizada na hora do conto (livro: Tudo Bem Ser Diferente) com as
imagens/figuras e personagens da mesma. Ela orientará a turma para que cada
aluno, consecutivamente, retire uma figura e passe para o próximo, assim tendo que
observá-la. A caixa será passada por todos os alunos e então a professora
perguntará: todas essas figuras e personagens são iguais? O que elas têm de
diferente? É legal ser diferente?, e deixará a turma fazer as suas observações e
contribuições coletivamente.
REFLETIR:
A professora retomará o assunto da história contada na hora do conto,
comentando com os alunos sobre ser legal ser diferente e que todos são especiais
da forma que cada um é. A turma irá assistir um vídeo de uma música sobre
diferenças que a professora passará no datashow, sendo assim instigados a
cantarem juntamente com a música.
Link: Clubinho da Kaká- Diversidade- Somos todos iguais:
https://youtu.be/ln943iF6zOU
INFORMAR:
A professora distribuirá a metade de uma folha de ofício para cada aluno e
explicará que cada um irá confeccionar o seu personagem especial e terá que
colocar o seu nome atrás da sua folha. Ela os auxiliará passando a cor da tinta da
preferência do aluno na sua mão para carimbarem na folha, assim as colocando
para secar. Após os carimbos secarem, a professora distribuirá os mesmos para os
respectivos alunos e proporá que cada um pinte e desenhe de lápis de cor ou
canetinha as características do seu personagem, sendo cabelo, acessórios e cores.
Após todos os alunos terminarem, a professora com o auxílio dos alunos montará
um cartaz colando todos os personagens confeccionados e com o título "SOMOS
TODOS ESPECIAIS", assim o colocando exposto na sala de aula para a
visualização.
RECURSOS:
- Caixa surpresa;
- Imagens/figuras e personagens da história da hora do conto;
- Datashow;
- Notebook;
- Folhas de ofício;
- Material de uso comum;
- Tinta;
- Papel pardo.
FONTES DE CONSULTA:
BNCC
REFERENCIAL CURRICULAR DE SAPIRANGA
VÍDEO: Clubinho da Kaká- Diversidade- Somos todos iguais:
https://youtu.be/ln943iF6zOU
LIVRO: Tudo Bem Ser Diferente- Todd Parr
Nenhum comentário:
Postar um comentário