terça-feira, 19 de setembro de 2023

Quem sou eu? 2

 INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SAPIRANGA


Nome: Kailani Galski dos Santos

Turma: NO 322


PROJETO DE PLANEJAMENTO


QUEM SOU EU?: CONHECENDO E EXPLORANDO A SI MESMO.


PLANO DE AULA- ENSINO RELIGIOSO


DATA: 01/06/2023

FAIXA ETÁRIA: 1°ano ( 6 a 7 anos)

COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso

UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades

OBJETO DO CONHECIMENTO: O eu, o outro e o nós

HABILIDADE: (EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre

o eu, o outro e o nós.

ATIVIDADE / PROCEDIMENTO:

OBSERVAR:

Será formada uma roda no chão com os alunos e a professora os apresentará

a caixa surpresa utilizada na hora do conto (livro: Tudo Bem Ser Diferente) com as

imagens/figuras e personagens da mesma. Ela orientará a turma para que cada

aluno, consecutivamente, retire uma figura e passe para o próximo, assim tendo que

observá-la. A caixa será passada por todos os alunos e então a professora

perguntará: todas essas figuras e personagens são iguais? O que elas têm de

diferente? É legal ser diferente?, e deixará a turma fazer as suas observações e

contribuições coletivamente.

REFLETIR:

A professora retomará o assunto da história contada na hora do conto,

comentando com os alunos sobre ser legal ser diferente e que todos são especiais

da forma que cada um é. A turma irá assistir um vídeo de uma música sobre

diferenças que a professora passará no datashow, sendo assim instigados a

cantarem juntamente com a música.

Link: Clubinho da Kaká- Diversidade- Somos todos iguais:

https://youtu.be/ln943iF6zOU

INFORMAR:

A professora distribuirá a metade de uma folha de ofício para cada aluno e

explicará que cada um irá confeccionar o seu personagem especial e terá que

colocar o seu nome atrás da sua folha. Ela os auxiliará passando a cor da tinta da

preferência do aluno na sua mão para carimbarem na folha, assim as colocando

para secar. Após os carimbos secarem, a professora distribuirá os mesmos para os


respectivos alunos e proporá que cada um pinte e desenhe de lápis de cor ou

canetinha as características do seu personagem, sendo cabelo, acessórios e cores.

Após todos os alunos terminarem, a professora com o auxílio dos alunos montará

um cartaz colando todos os personagens confeccionados e com o título "SOMOS

TODOS ESPECIAIS", assim o colocando exposto na sala de aula para a

visualização.

RECURSOS:

- Caixa surpresa;

- Imagens/figuras e personagens da história da hora do conto;

- Datashow;

- Notebook;

- Folhas de ofício;

- Material de uso comum;

- Tinta;

- Papel pardo.

FONTES DE CONSULTA:

BNCC

REFERENCIAL CURRICULAR DE SAPIRANGA

VÍDEO: Clubinho da Kaká- Diversidade- Somos todos iguais:

https://youtu.be/ln943iF6zOU

LIVRO: Tudo Bem Ser Diferente- Todd Parr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...