Estagiária Fernanda Grohs
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso.
UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações religiosas.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Práticas celebrativas.
HABILIDADE: (EF03ER03) Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas.
PÁSCOA
OBSERVAR: A professora anunciará que dia 29/03 é sexta-feira santa, portanto é feriado, e explicará o significado daquele feriado, que marca a crucificação de Jesus Cristo, de acordo com a crença cristã. Ela também dirá aos alunos que no domingo, dia 31, é comemorada a Páscoa. Os alunos assistirão o seguinte vídeo na TV da sala: O Coelho da Páscoa e Sua Origem : Do paganismo até os dias de hoje.
REFLETIR: Então, a professora explicará a origem do coelho da Páscoa e do ovo:
COELHO: O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.
OVO: No século XVIII, confeiteiros franceses decidiram fabricar ovos de chocolate e decorar o seu interior com bombons. O costume fez sucesso e se consolidou durante o período da Páscoa, mas nem todos tinham acesso a essa mercadoria, pois, na época, o chocolate e o ovo de Páscoa eram artigos muito caros.
INFORMAR: A professora entregará aos alunos folhas coloridas e dirá para que contornem suas mãos, fazendo o desenho com lápis de escrever. Em seguida, ela mostrará aos alunos um exemplo pronto (feito por ela) para que os alunos façam o mesmo. Os alunos poderão levar os coelhinhos para casa.
Em seguida, a professora anunciará que os alunos farão uma caça de Páscoa. Ela espalhará pistas em ambientes da escola. O aluno que encontrar, deverá ler em alto e bom tom.
NA SALA: “Me escondi no local onde a imaginação ganha vida, entre páginas coloridas e outras nem tanto, lá estará o que você procura”.
NA BIBLIOTECA: “Não foi dessa vez! Hahaha. Estou onde o cheiro das delícias impregna no ar e o barulho das panelas e conversas ansiosas ocupam os sentidos.”
NO REFEITÓRIO: “Estou onde a criançada extravasa energia, correndo loucamente como se não houvesse amanhã, é lá que eu me escondo”.
NO PÁTIO: “Ainda não, pequeno gafanhoto… Me escondi onde o aprendizado e os ensinamentos acontecem todos os dias.”
Então, os alunos encontrarão uma cesta com as lembrancinhas de Páscoa juntamente com um cartãozinho impresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário