domingo, 21 de abril de 2024

Páscoa

 Estagiária Fernanda Grohs

COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso.

UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações religiosas.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Práticas celebrativas.

HABILIDADE: (EF03ER03) Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas.


PÁSCOA

OBSERVAR: A professora anunciará que dia 29/03 é sexta-feira santa, portanto é feriado, e explicará o significado daquele feriado, que marca a crucificação de Jesus Cristo, de acordo com a crença cristã. Ela também dirá aos alunos que no domingo, dia 31, é comemorada a Páscoa. Os alunos assistirão o seguinte vídeo na TV da sala: O Coelho da Páscoa e Sua Origem : Do paganismo até os dias de hoje. 


REFLETIR: Então, a professora explicará a origem do coelho da Páscoa e do ovo:

COELHO: O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova. 

OVO: No século XVIII, confeiteiros franceses decidiram fabricar ovos de chocolate e decorar o seu interior com bombons. O costume fez sucesso e se consolidou durante o período da Páscoa, mas nem todos tinham acesso a essa mercadoria, pois, na época, o chocolate e o ovo de Páscoa eram artigos muito caros.






INFORMAR: A professora entregará aos alunos folhas coloridas e dirá para que contornem suas mãos, fazendo o desenho com lápis de escrever. Em seguida, ela mostrará aos alunos um exemplo pronto (feito por ela) para que os alunos façam o mesmo. Os alunos poderão levar os coelhinhos para casa. 




Em seguida, a professora anunciará que os alunos farão uma caça de Páscoa. Ela espalhará pistas em ambientes da escola. O aluno que encontrar, deverá ler em alto e bom tom. 

NA SALA: “Me escondi no local onde a imaginação ganha vida, entre páginas coloridas e outras nem tanto, lá estará o que você procura”.

NA BIBLIOTECA: “Não foi dessa vez! Hahaha. Estou onde o cheiro das delícias impregna no ar e o barulho das panelas e conversas ansiosas ocupam os sentidos.”

NO REFEITÓRIO: “Estou onde a criançada extravasa energia, correndo loucamente como se não houvesse amanhã, é lá que eu me escondo”.

NO PÁTIO: “Ainda não, pequeno gafanhoto… Me escondi onde o aprendizado e os ensinamentos acontecem todos os dias.”

 Então, os alunos encontrarão uma cesta com as lembrancinhas de Páscoa juntamente com um cartãozinho impresso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...