segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Gratidão de gaúcho

 Marianna Santos de Castro

Turma: NO-312

COMPONENTE CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO 

UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações Religiosas 

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Ritos Religiosos 

HABILIDADES: (EF04ER04RS-01) Reconhecer as diversas formas de expressão em orações, cultos, gestos, cantos, dança, meditação, vivenciadas individual e coletivamente, nas diferentes Tradições Religiosas.

1º OBSERVAR: Para iniciar a aula a professora apresentará à turma a caixa da gratidão (uma caixa decorada com símbolos do Rio Grande do Sul, bandeira, chimarrão, araucária, gaúcho, prenda), no centro da tampa da caixa estará o poema:

"No chão gaúcho, minha raiz,

Ser grato é o que me faz feliz.

Com mate, canto e tradição,

Guardo no peito gratidão."

Pedirá que os alunos observem os desenhos e pensem no que eles representam para nossa cultura e modo de viver.


2º REFLETIR:A professora conduzirá uma conversa guiada com a turma, organizando os alunos em roda, com a Caixa da Gratidão posicionada no centro. Utilizará o chimarrão preparado no período anterior como “Chima da palavra”, explicando que quem estiver com ele poderá falar, enquanto os demais escutam.

Primeiro, retomará os símbolos observados, perguntando: “O que eles representam para nossa vida aqui no Rio Grande do Sul?”. A partir das respostas, incentivará que cada criança compartilhe pelo que se sente grata, mencionando tradições, comidas, músicas, lugares ou pessoas importantes.

Em seguida, aprofundará a reflexão com perguntas como: “Como podemos cuidar do nosso estado e das pessoas que vivem nele?” e “De que forma podemos mostrar gratidão pela nossa cultura e história?”.

Durante o diálogo, explicará que gratidão é reconhecer e valorizar o que temos, transformando isso em ações de cuidado e preservação. Anotará no quadro palavras-chave ditas pelos alunos, que servirão de inspiração para o momento seguinte.




3º INFORMAR: Com o momento encerrado, a professora distribuirá um pequeno papel para cada aluno. Orientará que cada um escreva seu agradecimento inspirado nas ideias discutidas anteriormente. Um por vez, os estudantes irão até a Caixa da Gratidão para depositar seus bilhetes. Durante a atividade, ela circulará entre as mesas para auxiliar quem tiver dificuldade de escrita, valorizando a expressão pessoal de cada aluno. Após as gratidões serem finalizadas a professora explicará à turma que a caixa ficará na sala para que se precisarem se lembrar de coisas a que temos a agradecer, seja possível visualizar de forma mais clara.

Ela finalizará com a frase: 

“Assim como o Rio Grande é forte e acolhedor, nossa gratidão também 

nos fortalece e une."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carimbo da diversidade religiosa

 Aluna Ana Julya COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações religiosas OBJETO DO CONHECIMENTO: Ritos religiosos...