segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Sustentabilidade

 PROFESSORA: Gabriéli Fernandes 

COMPONENTE CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO 

UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Imanência e transcendência

HABILIDADES: (EF01ER04RS-01) Valorizar a diversidade de formas de vida e as Tradições Religiosas, reconhecendo-se como parte de determinada comunidade.


1º OBSERVAR: A professora começará a aula falando que os cristãos acreditam que foi Deus quem criou o mundo, então ela lerá um texto que narra essa criação (adaptado da versão bíblica). Durante a leitura a mesma colocará imagens que representam cada dia da história com prendedores em um barbante que estará anexado no quadro, como um varal didático, e no final escreverá no quadro “Deus viu que tudo era muito bom.”. Então, mostrará duas imagens: uma de um lugar limpo, com árvores e animais e outra com um lugar sujo, com lixo e poluição.


Texto: A Criação do Mundo


No começo, tudo era escuro e sem forma. Só existia Deus, e Ele decidiu criar o mundo.

1º dia: Deus disse: “Que haja luz!” E a luz apareceu. Ele separou a luz da escuridão: Chamou a luz de dia e a escuridão de noite.

2º dia: Deus criou o céu, bem alto acima da terra.

3º dia: Deus fez aparecer a terra seca e juntou as águas, formando os mares. Depois, criou as plantas, árvores e frutas.

4º dia: Deus criou o sol para iluminar o dia, a lua para a noite e as estrelas para enfeitar o céu.

5º dia: Deus criou os peixes para os mares e os pássaros para voarem no céu.

6º dia: Deus criou todos os animais da terra. E, por fim, criou o homem e a mulher, com muito amor.

E Deus viu que tudo era muito bom. 


2º REFLETIR: A professora fará as seguintes perguntas para os alunos responderem oralmente:

O que Deus gostaria que a gente fizesse com a Terra que Ele criou para nós?

O que Deus faria se visse alguém estragando o planeta?

O planeta está sendo bem cuidado?

Como podemos ajudar a natureza?


Tendo conversado sobre, os alunos assistirão o vídeo “Turma da Mônica em-Um plano para salvar o planeta”, então, cada aluno deverá falar o que achou mais interessante no vídeo.


3º INFORMAR: Cada aluno receberá um barbante de 30cm para fazerem uma Pulseira do Cuidado. Na frente do quadro em uma mesa haverá uma caixa com diversas cores de miçangas, aos poucos a turma se dirigirá até ela e pegará algumas miçangas. Cada um deverá dar um significado para as cores escolhidas (exemplo: verde-plantar, azul-não desperdiçar água, marrom-não jogar lixo no chão). Essas miçangas serão passadas pelo barbante, que será amarrado no pulso das crianças pela professora para se lembrarem da sua responsabilidade com o planeta Terra. Com as pulseiras prontas, um de cada vez deverá falar o significado das cores que escolheu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Carimbo da diversidade religiosa

 Aluna Ana Julya COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações religiosas OBJETO DO CONHECIMENTO: Ritos religiosos...