Elaborado por: Ediane F. Decker, Melissa G. de Aguiar e Vitória Bazzan
Turma / Série: 120 / 2º ano.
Componente Curricular: Ensino Religioso.
Unidade Temática: Identidade e Alteridades.
Objetos do conhecimento: Imanência e transcendência.
Habilidade: (EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e
subjetivas de cada um.
Observar: Para dar início a aula, a professora irá colar no quadro algumas imagens
de bocas, olhos, narizes, sobrancelhas, cabelos, orelhas, pessoa alta e baixa, pessoa
morena e clara, onde os alunos deverão imaginar as situações e discutirem sobre
isso.
Refletir: Somos iguais e também diferentes:
Com a turma na frente da sala em ordem, eles deverão observar quantas meninas e
meninos tem na sala, qual o colega mais alto e o mais baixo, o que tem cabelo preto
e o que tem cabelo loiro, a cor dos olhos e os tons de pele. A professora perguntará
se somos todos iguais e os alunos deverão justificar a resposta a mesma irá abordar
as características pessoais de cada criança, destacando as diferenças e semelhanças
existentes no grupo.
Informar: Em seguida, a professora pedirá para que os alunos peguem revistas e
recorte dela várias partes de rostos: muitos olhos, bocas, narizes, orelhas. Esses
recortes serão colocados dentro de um saco ou sacola. Os alunos deverão desenhar
em uma folha A4, contornos de rostos sem cores. A brincadeira será montar rostos
diferentes com as partes que as crianças sortearem da sacola. A professora pedirá
que eles façam pelo menos 3 rostos. Os alunos deverão pintar o rosto da cor que
preferirem. No decorrer da atividade a professora falará mais um pouco que nenhum
é igual e não tem um mais ou menos bonito, mais ou menos certo. Assim que todos
concluírem a atividade, irão apresentar para turma os desenhos que formaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário