terça-feira, 14 de junho de 2022

Monstro das Cores

 Elaborado por: Igor da Conceição e Priscila Henkel

UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações religiosas.

ANO: 2° ano

OBJETO DO CONHECIMENTO:

Sentimentos, lembranças, memórias e saberes.

HABILIDADES:

(EF01ER05RS-01) Manifestar e acolher pensamentos, lembranças, memórias e

saberes culturais e religiosos na sala de aula.

ATIVIDADES / PROCEDIMENTOS

Observar:

A professora levará para a sala de aula um cartaz com cinco potes com

plásticos onde se possa colocar algumas imagens ou outras coisas, os potes do

cartaz podem ser desenhados ou colados mas devem ser etiquetados com cores

respectivamente com os monstrinhos, o cartaz deve ser feito como preferência da

professora.

Então ela apresentará alguns amiguinhos para a turma que serão variações

menores dos monstrinhos das cores, um para cada aluno de cada cor dos monstros.

Em seguida ela explicará o que cada monstrinho representa e pedirá para que cada

aluno escolha um e o coloque no seu pote respectivamente. Segue a abaixo uma

imagem de como poderiam ser os potes para melhor entendimento:

Após essa atividade a professora fará os seguintes questionamentos:

Agora que nós já conhecemos um pouco melhor os monstrinhos, o que

acontece com a gente se todos eles estiverem embaralhados e confusos?

● Vocês querem descobrir?

Assim a professora inicia a contação da história.

Refletir:

A professora contará a história ‘O monstro das cores’ utilizando uma “maleta

mágica" onde ela guarda fantoches dos monstrinhos feitos de E.V.A., então

conforme ela conta ela vai tirando os fantoches. Inicia-se pelo fantoche colorido que

é o da confusão, ela pode dar uma breve explicação do que ele significa para que

assim os alunos tenham um melhor entendimento no decorrer da história. Após a

finalização ela fará questionamentos sobre a história para os alunos, segue abaixo

alguns exemplos, podendo ser acrescentados mais:

● E agora vocês conseguem me dizer o que acontece quando nossas emoções

estão bagunçadas?

● Quem sabe me dizer que monstrinho era aquele último?

● Eu quero exemplos de quando nós sentimos alguma daquelas emoções que

os monstrinhos representam?

● Quando um colega está se sentindo como o monstrinho da confusão, o que

nós devemos fazer?

● E por que é tão importante que nós conheçamos os monstrinhos ou emoções

que existem dentro de nós?

● Quem quer criar seu próprio monstrinho das cores?

Seguidamente a professora entrega para cada aluno uma folha A4 e pede

que eles a dobrem no meio, então com o auxílio dela eles devem escrever seus

nomes na parte fechada da folha e recortar acima da escrita, ao abrir eles devem

desenhar um rosto, roupas, cabelo tudo que eles julgarem necessário para o

monstrinho e pintar da maneira deles utilizando as cores dos monstrinho das cores

pois devem escolher a partir da história uma emoção para representar pela cor no

seu próprio monstro. 

Imagem tirada do site:

https://escolamagnantecapao.com/2021/03/16/monstrinho-do-nome-e-das-cores-da-

emocao/

Informar:

Para finalizar a professora pode fazer um cartaz com os monstrinhos dos

alunos para expor com uma breve explicação da história trabalhada e uma legenda

de monstrinhos.

Avaliação -

Feita após o acontecimento da aula.

RECURSOS:

● Folha A4;

● História ‘O monstro das cores’;

● Cartaz para a atividade inicial;

● Maleta mágica;

● Fantoches dos monstros;

FONTES DE CONSULTA:

https://escolamagnantecapao.com/2021/03/16/monstrinho-do-nome-e-das-core

s-da-emocao/

https://www.tambau.sp.gov.br/uploads/pagina/arquivos/O-MONSTRO-DAS-CORES.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...