Elaborado por: Igor da Conceição e Priscila Henkel
UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações religiosas.
ANO: 2° ano
OBJETO DO CONHECIMENTO:
Sentimentos, lembranças, memórias e saberes.
HABILIDADES:
(EF01ER05RS-01) Manifestar e acolher pensamentos, lembranças, memórias e
saberes culturais e religiosos na sala de aula.
ATIVIDADES / PROCEDIMENTOS
Observar:
A professora levará para a sala de aula um cartaz com cinco potes com
plásticos onde se possa colocar algumas imagens ou outras coisas, os potes do
cartaz podem ser desenhados ou colados mas devem ser etiquetados com cores
respectivamente com os monstrinhos, o cartaz deve ser feito como preferência da
professora.
Então ela apresentará alguns amiguinhos para a turma que serão variações
menores dos monstrinhos das cores, um para cada aluno de cada cor dos monstros.
Em seguida ela explicará o que cada monstrinho representa e pedirá para que cada
aluno escolha um e o coloque no seu pote respectivamente. Segue a abaixo uma
imagem de como poderiam ser os potes para melhor entendimento:
Após essa atividade a professora fará os seguintes questionamentos:
Agora que nós já conhecemos um pouco melhor os monstrinhos, o que
acontece com a gente se todos eles estiverem embaralhados e confusos?
● Vocês querem descobrir?
Assim a professora inicia a contação da história.
Refletir:
A professora contará a história ‘O monstro das cores’ utilizando uma “maleta
mágica" onde ela guarda fantoches dos monstrinhos feitos de E.V.A., então
conforme ela conta ela vai tirando os fantoches. Inicia-se pelo fantoche colorido que
é o da confusão, ela pode dar uma breve explicação do que ele significa para que
assim os alunos tenham um melhor entendimento no decorrer da história. Após a
finalização ela fará questionamentos sobre a história para os alunos, segue abaixo
alguns exemplos, podendo ser acrescentados mais:
● E agora vocês conseguem me dizer o que acontece quando nossas emoções
estão bagunçadas?
● Quem sabe me dizer que monstrinho era aquele último?
● Eu quero exemplos de quando nós sentimos alguma daquelas emoções que
os monstrinhos representam?
● Quando um colega está se sentindo como o monstrinho da confusão, o que
nós devemos fazer?
● E por que é tão importante que nós conheçamos os monstrinhos ou emoções
que existem dentro de nós?
● Quem quer criar seu próprio monstrinho das cores?
Seguidamente a professora entrega para cada aluno uma folha A4 e pede
que eles a dobrem no meio, então com o auxílio dela eles devem escrever seus
nomes na parte fechada da folha e recortar acima da escrita, ao abrir eles devem
desenhar um rosto, roupas, cabelo tudo que eles julgarem necessário para o
monstrinho e pintar da maneira deles utilizando as cores dos monstrinho das cores
pois devem escolher a partir da história uma emoção para representar pela cor no
seu próprio monstro.
Imagem tirada do site:
https://escolamagnantecapao.com/2021/03/16/monstrinho-do-nome-e-das-cores-da-
emocao/
Informar:
Para finalizar a professora pode fazer um cartaz com os monstrinhos dos
alunos para expor com uma breve explicação da história trabalhada e uma legenda
de monstrinhos.
Avaliação -
Feita após o acontecimento da aula.
RECURSOS:
● Folha A4;
● História ‘O monstro das cores’;
● Cartaz para a atividade inicial;
● Maleta mágica;
● Fantoches dos monstros;
FONTES DE CONSULTA:
https://escolamagnantecapao.com/2021/03/16/monstrinho-do-nome-e-das-core
s-da-emocao/
https://www.tambau.sp.gov.br/uploads/pagina/arquivos/O-MONSTRO-DAS-CORES.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário