sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Amor aos animais (gaúcho)

 Natália Leal

OBJETO DE CONHECIMENTO: Imanência e Transcendência


HABILIDADE: EF01ER06) Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.


ATIVIDADE: Aprendendo sobre o amor


Observar: A professora irá dar início a sua aula conversando com os alunos sobre o amor ao próximo, como podemos demonstrar amor pelos nossos pais, amigos, familiares e pelos animais de estimação. Que como o gaúcho ama o chimarrão e o seu cavalo podemos amar as pessoas e elementos à nossa volta.


Refletir: Em seguida a professora levará os alunos para assistirem um filme

O Garanhão Selvagem (2009) | Filme Completo | Connie Sellecca | Fred Ward | Miranda Cosgrove

que fala sobre o amor aos animais e a conexão entre o ser humano e o mundo animal. Após o filme a professora irá fazer algumas perguntas aos alunos relacionadas ao filme e sobre o que lhe foi ensinado todo esse tempo.


Você já teve algum amor tão grande e forte como o mostrado no filme?


Você tem ou já teve um animal de estimação, Qual era a sua relação com ele?


Você gosta dos animais, sente um carinho por eles Por qual motivo e qual é o seu preferido?



Você tem o costume de brincar, fazer carinho nos animais?

Informar: A professora irá iniciar essa atividade distribuindo uma folha na qual estará a forma de uma máscara cujo tema é a figura do animal nomeado como cavalo. Nesta folha os alunos poderão pintar e contornar utilizando lápis de cor e canetinha própria para essa função, após terem terminado a professora pedirá para que os alunos entreguem a folha para professora pois a mesma irá customizar para se transformar em uma máscara.



Cativar (Pequeno príncipe)

 Érika Vargas

COMPONENTE CURRICULAR: Ensino religioso

OBJETO DE CONHECIMENTO: Imanência e transcendência
HABILIDADE:(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.

UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações religiosas


Pessoas que já cativei.

OBSERVAR: A professora colocará a música “Cativar” e pedirá para a turma prestar atenção na letra.


https://youtu.be/jYGXd3GjhTw?si=zh1LY0FqUwNDozit


REFLETIR: A professora pedirá que um ajudante do dia entregue uma folha branca e o outro entregue uma folha impressa com um pedaço da música “Cativar” para cada aluno. A turma juntamente com a professora fará uma leitura coletiva do trecho da música. Após a leitura ter sido feita, a professora pedirá para que dividam a folha no meio, em um lado escrevam “Pessoas que já cativei e como:”, e no outro lado “Pessoas que ainda quero cativar e como:”. Embaixo destas escritas os alunos deverão escrever sobre o que foi pedido.

Pessoas que já cativei e como: Os alunos deverão nesta parte dar o exemplo de pessoas que eles já cativaram e como fizeram isso.

Pessoas que ainda quero cativar e como: Os alunos deverão nesta parte dar o exemplo de pessoas que eles querem cativar e como pretendem fazer isso.

INFORMAR: Os alunos devem fazer uma roda de conversa, na qual irão compartilhar o que escreveram na atividade acima.

LETRA DA MÚSICA :

Uma palavra perdida, já quase esquecida, me fez despertar

Contendo sete letrinhas e todas juntinhas se lê cativar.

Cativar é amar, é também carregar

um pouquinho da dor, que alguém tem que levar.

Cativou, disse alguém, laços fortes criou

Responsável é você

pelo que cativou. 

RECURSOS: Folha branca, folha impressa, caixinha de som.

Flor dos sentimentos

 Larissa Martins

COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso.

UNIDADE TEMÁTICA: Manifestações religiosas.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Sentimentos, lembranças, memórias e saberes.

HABILIDADES: (EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.


ATIVIDADE: Flor do sentimento


1º OBSERVAR: Para dar início a aula, a professora fará a seguinte pergunta: “ Vocês lembram o que os personagens falavam sempre quando a Menina do cabelo roxo pedia algo?”. Em seguida, mostrando as páginas do livro em que isso acontece.

(hora do conto feita anteriormente com o seguinte livro:)

https://drive.google.com/file/d/1N4e7MUnq4PNGBimX_w1fGJXqGCpEZ--g/view?usp=sharing


2º REFLETIR: Após a pergunta a professora induzirá os alunos a pensarem, se quando pedem algo a sua professora ela nega à eles, fazendo-os pensarem em se colocar no lugar do próximo. Depois da reflexão será passado um vídeo sobre Empatia:

O que é a EMPATIA? - Explicação para crianças - As Emoções

  3º INFORMAR: Para a atividade, será realizado o cartaz “Flor dos sentimentos”. Em uma cartolina haverá desenhado o caule de uma flor, então a professora entregará uma folha de ofício branca aos alunos e eles terão que desenhar o formato de sua mão nela, em seguida, terão que decorá-la e escrever o sentimento que sentiram em relação a aula que tiveram.



Diversidade 4

 Ananda Sander - 1⁰ ano

ENSINO RELIGIOSO


COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religiosos


UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades


OBJETO DE CONHECIMENTO: Imanência e transcendência


HABILIDADE: (EF01ER04RS-01) Valorizar a diversidade de formas de vida e as Tradições Religiosas, reconhecendo-se como parte de determinada comunidade.


DESENVOLVIMENTO:


OBSERVAR: A professora irá fazer uma roda com os aluno em pé para fazerem uma brincadeira, onde ela vai falar uma característica e quem tiver ela vai ter que se abaixar e depois levantar quando a professora pedir, exemplo quem tem a cor do olho verde.


REFLETIR: Os alunos irão continuar em uma roda ,só que agora todos vão estar sentados,a professora irá perguntar se eles sabem o que foi trabalhado com eles na brincadeira feita antes, caso os alunos não conseguirem dizer a professora falará sobre as diferenças que temos, como a cor do cabelo, da pele e que devemos respeitar todos e que somos diferentes e depois os alunos escutarão e cantarão, fazendo gestos com a música diferença é o que nos une, do mundo bita.



INFORMAR: Após a conversação, a professora colocará no meio da roda uma bacia com água dentro, ao lado dela terá uma caixa com três florzinhas, cada uma terá escrito um desafio que todos irão fazer. A professora escolherá um aluno para colocar a florzinha que vai estar fechada para colocar na água, quando ela abrir ele terá de ler o desafio.

os desafios das flores:




Monstrinhos (emoções)

 Vitória Dias

COMPONENTE CURRICULAR: ENSINO RELIGIOSO

UNIDADE TEMÁTICA:Identidades e alteridades

OBJETOS DE CONHECIMENTO:Memórias e símbolos

HABILIDADES:(EF02ER03) Identificar as diferentes formas de registro das memórias pessoais, familiares e escolares (fotos, músicas, narrativas, álbuns...).


ATIVIDADE:Monstrinho no porongo


1º REFLETIR:A professora espalhará as classes na sala, convidará os alunos a se sentarem numa rodinha, a professora com o mascote Porongo, vai perguntar:

o que será que tem na barriga porongo?

Então contará parte da história do livro: “Tenho monstro na barriga”.


https://drive.google.com/file/d/1_2ytdHpZZZ2r6aHUCxhVGqaEm7WLeiP1/view?usp=sharing


2º REFLETIR::A professora pedirá para que imaginem o que estão sentindo no momento, após perguntará de aluno por aluno qual é o sentimento que há na sua barriga

3ºINFORMAR:Após vão arrumar as classes e sentar em seu lugares, a professora entregará para cada um, uma folha de ofício dobrada ao meio com o nome do aluno , e com o molde dela explicará que devem recortar a parte de cima do nome, o lado que abre as folhas e abrir, e se tornará um monstrinho dos sentimentos com a forma do nome, que deverão colorir da maneira que preferir.






Mulheres na religião

 Tábata Schmidt


- CÓDIGO (REFERENCIAL CURRICULAR DE SAPIRANGA)

(EF04ER07) Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas.

(EF04ER05) Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pinturas, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais

ENSINO RELIGIOSO

ATIVIDADE 1: Mulheres religiosas.

- DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

OBSERVAR: Nesse momento a professora mostrará na lousa da sala 4 mulheres (santas e ou deusas) de algumas das religiões mais populosas do mundo.

                                                            Budismo Kuan Yin

                                                Religião Tradicional da China - Mazu
Induísmo - Kakshmi

Cristianismo - Virgem Maria

Slides

REFLETIR: Logo após abrirá um momento de conversação com a turma, questionando:

-Você já conhecia alguma dessas deusas/santas?

-Você já ouviu alguma história dessas mulheres?

-Você frequenta uma dessas religiões e se sim conhecia essas deusas?

- Relate as características diferentes que viu nelas?

Após a conversa a professora irá passar slides sobre as diferentes deusas e santas, suas características, histórias entre outros.

INFORMAR: Após a explicação os alunos irão escolher uma das mulheres e desenharão em uma folha de desenho a deusa/santa escolhida, colocando também o nome e a religião, porém os alunos não deverão pintar ela, pois para pintar usarão uma técnica em artes.

- RECURSOS

Folha de desenho;

Materiais de uso comum;

Lousa, computador e projetor.

- AGRUPAMENTOS: A atividade será realizada individualmente.


Simbolismo da Água

 Tábata Schmidt

- CÓDIGO (REFERENCIAL CURRICULAR DE SAPIRANGA)

(EF04ER07) Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas.

(EF04ER05) Identificar representações religiosas em diferentes expressões artísticas (pinturas, arquitetura, esculturas, ícones, símbolos, imagens), reconhecendo-as como parte da identidade de diferentes culturas e tradições religiosas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

ENSINO RELIGIOSO

ATIVIDADE 1: O simbolismo da água.

- DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

OBSERVAR: Nesse momento a professora entregará um pequeno texto explicativo sobre o simbolismo da água em cada tradição religiosa. A professora pedirá para os alunos lerem silenciosamente e com atenção, após a mesma pedirá para alguns alunos lerem em voz alta.


REFLETIR: Logo após abrirá um momento de conversação com a turma, questionando:

-Você já conhecia alguma dessas tradições?

-Você é de alguma dessas religiões, se sim, já seguiu ou recebeu uma das tradições?

-Qual dessas tradições você se interessou ou achou diferente?

Após a conversa a professora irá passar slides sobre as diferentes deusas e santas, suas características, histórias entre outros.

INFORMAR: Após a explicação os alunos irão copiar e responder as seguintes questões no caderno de Ensino Religioso sobre o assunto retratado em aula.

ATIVIDADE: Relacione a coluna 1 com a coluna 2, referente ao texto acima:

COLUNA 1:

Cristianismo

Islamismo

Religião Afro

Religião Indígena

Espiritismo


COLUNA 2:

(4) É considerado um espírito, que concede vida a todos os seres que rodeiam.

(1) Usado para o batismo.

(5) Utilizado no estudo (culto) do evangelho no lar tem por objetivo a fluidificação da água.

(2) Todas as mesquitas possuem uma fonte.

(3) Deve ser oferecido a todos os Orixás.

- RECURSOS

Materiais de uso comum;

Folha;

Caderno Ensino Religioso.

- AGRUPAMENTOS: A atividade será realizada individualmente.

Religião indígena

 Tábata Schmidt

- CÓDIGO (REFERENCIAL CURRICULAR DE SAPIRANGA)

(EF04ER07) Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

ENSINO RELIGIOSO

ATIVIDADE 2: Religião indígena.

- DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

OBSERVAR: Nesse momento a professora entregará um pequeno texto explicativo sobre a religião indígena. A professora pedirá para os alunos lerem silenciosamente e com atenção, após a mesma pedirá para alguns alunos lerem em voz alta.

REFLETIR: Logo após a professora abrirá um momento de conversação com a turma, questionando:

-Você já conhecia essa religiosidade?

-Você conhece alguém que participa dessa religião?

-Já acompanhou essa religião?

Após a conversa, a professora irá passar um breve vídeo explicando um pouco mais sobre a religião indígena.

INFORMAR: Após a explicação os alunos irão responder as questões que estão abaixo do texto da folha. Assim que respondido, os alunos deverão colar em seu caderno de Ensino Religioso.




Valores morais (dia das mães)

 -Tábata Schmidt 

CÓDIGO (REFERENCIAL CURRICULAR DE SAPIRANGA)

(EF01ER05) Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

(EF01ER03) Reconhecer e respeitar as características físicas e subjetivas de cada um.

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

ENSINO RELIGIOSO

ATIVIDADE 3: Valores morais.

- DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

OBSERVAR: A professora levará uma placa que estará escrito a seguinte frase: “Valores Morais”, em seguida, a mesma perguntará o que os alunos entendam por isso. Assim que todos falarem sobre, a professora irá retirar de uma lata palavras que definam o que são valores morais, ela dará exemplos também sobre.

REFLETIR: Logo após a professora abrirá um momento de conversação com a turma, questionando:

-Você já conhecia o que era valores morais?

-Você se considera uma pessoa que tenha valores morais?

-Há pessoas em sua volta, nos dias as dia, com valores morai?

-Você acha que se todos tivessem só valores morais, o mundo seria melhor?

INFORMAR: Após a explicação os alunos irão ganhar um coração de folha branco, nessa tira os mesmos deverão escrever uma palavra de valores morais da sua figura materna, em seguida, deverão decorar e depois cada um irá colar o seu coração no cartaz de papel pardo, assim formando um coração com todos.

Exemplo:



quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Ética no trânsito

Tainá Grins

COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso


UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida


OBJETOS DE CONHECIMENTOS: Ancestralidade e tradição oral


HABILIDADES: (EF05ER07) Reconhecer, em textos orais, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.


ATIVIDADE: Ética


OBSERVAR: A professora reunirá os alunos no centro da sala em um círculo onde mostrará ilustrações de pequenos acidentes comuns no trânsito do dia a dia, perguntando aos alunos como e por que eles acham que ocorreu aquilo. Seguem as ilustrações que serão mostradas:



REFLETIR: Após exporem suas opiniões, a professora levará uma caixa surpresa para a roda, onde escolherá alunos para retirarem as frases presentes dentro dela e questionará com as frases representam as coisas certas e erradas de se fazer no trânsito, explicando que isso se chama ética e empatia. Conceitualizando os termos, dirá que a ética está relacionada a comportamentos bons, ao respeito às leis e com o sentimento de justiça social e de cidadania. E a empatia é o nome dado à capacidade de se colocar no lugar do outro antes de pensar e agir. Seguem as frases que estarão na caixa:

“Respeitar as vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais e/ou aos idosos.”

“Não dirigir após ingerir bebida alcoólica.”

“Não manusear ou não falar ao celular enquanto dirige.”

“Respeitar a sinalização semafórica ao atravessar a rua.”

“Ceder o assento aos passageiros idosos nos ônibus”

“Atender ao telefone enquanto se está dirigindo.”

“Exceder a velocidade permitida.”

“Estacionar o veículo em lugares inapropriados.”

“Não usar cinto de segurança.”

“Atravessar a rua fora da faixa de pedestre.”


“Cruzar a via com o semáforo vermelho.”


INFORMAR: Depois de retirarem e conversarem sobre todas as frases, será feito, coletivamente, um acróstico utilizando a palavra “ética” sobre as atitudes certas de se ter no trânsito. O mesmo será escrito primeiramente no quadro negro pela professora, que o completará com o auxílio dos alunos. Após, os mesmos deverão copiá-lo em seus cadernos.

Gratidão pela natureza



COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso.


UNIDADE TEMÁTICA: Identidades e alteridades.


OBJETOS DE CONHECIMENTO: O eu, a família e o ambiente de convivência.


HABILIDADES: (EF02ER01) Reconhecer os diferentes espaços de convivência.



ATIVIDADE: Preservação da natureza.


OBSERVAR: A professora perguntará aos alunos se eles têm o costume de agradecer pelas coisas que acontecem ao longo do seu dia a dia e escutará com atenção as respostas dos alunos. Em seguida, ela promoverá uma rápida conversação com os mesmos sobre a importância de agradecer, informando que este ato faz nós vivermos de uma melhor maneira e que quanto mais agradecemos, mais coisas boas tendem a acontecer.


REFLETIR: Em seguida, a professora dirá aos alunos que agora, irão agradecer pela linda natureza do planeta em que moramos e após, entregará para os alunos uma folha com a “Oração da Natureza” e pedirá que os alunos a leiam, primeiro de forma individual e em voz baixa, e após, a professora convidará os alunos a ficarem de pé para realizarem a oração juntos. Segue abaixo a oração:


Após a realização da oração, os alunos deverão se sentar novamente em seus lugares e em seguida, a professora realizará as seguintes perguntas:

Por que a oração fala sobre não deixar o homem destruir a natureza com a sua ganância?

Se nós destruirmos este planeta, teremos outro tão perfeito como este para morar?

Como devemos cuidar da natureza?


INFORMAR: Após a conversação, a professora entregará para os

alunos folhas coloridas verdes, no formato de folha de árvore, e orientará-los a pensarem e escreverem coisas pelo qual são gratos, relacionados com a natureza e seu cotidiano. Em seguida, a professora pedirá que os alunos leiam pelo o que são gratos em voz alta, para os demais alunos, e que colem, com o auxílio de uma cola quente e da professora, seu agradecimento em um galho de árvore, segue exemplo abaixo:


"Nostalgicus saudosicius"

                                              ALUNAS: Ana Julya da Silva, Gabryella Rick e Yasmim Raquel Soares TURMA: NO - 312             ...